O que você faz para ficar bem consigo mesmo e cuidar do seu corpo e da sua mente? Os exercícios físicos podem ser um excelente meio para englobar todos esses objetivos e fazer com que você desfrute de benefícios que poderão ser percebidos a curto, médio e longo prazo. 

Essa ação demonstra que atenção consigo nunca é demais, assim como é uma forma de praticar o autocuidado e se desligar da rotina acelerada, que muitas vezes estamos inseridos. 

Mas as razões não param por aí… A seguir, apresentamos oito motivos para você inserir hoje mesmo as atividades físicas em seu dia a dia. Acompanhe! 

 

1. Auxilia com o peso

Seja para perder, manter ou ganhar peso, os exercícios são fundamentais, pois as atividades resultam na adoção de hábitos saudáveis. Lembrando que a prática deve ser conciliada a um acompanhamento nutricional para que os resultados se potencializem.

2. Contribui com a saúde mental

Quando se está praticando alguma atividade física que proporciona prazer e satisfação, é comum esquecer dos problemas, além de garantir um momento de introspecção, reduzindo, inclusive, os níveis de cortisol (hormônio do estresse).

Para ter uma ideia, um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que são necessários apenas 15 minutos de caminhada diária para diminuir os riscos de depressão.

3. Melhora a autoestima

Manter-se ativo faz com que se elevem os níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar). Além disso, as mudanças físicas causadas pela prática também servem como um estímulo e fazem com que o praticante se sinta cada vez melhor.

4. Previne doenças

Ter uma vida longe do sedentarismo é sinônimo de saúde, ou seja, diversas doenças podem ser evitadas graças ao simples ato de praticar alguma atividade física, seja corrida, caminhada, academia, natação, ou qualquer outra. 

Patologias como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, colesterol, triglicerídeos, AVC, síndrome metabólica, depressão, câncer e artrite podem ser abolidas da vida de uma pessoa ativa.

5. Combate a insônia

Exercícios regulares melhoram a qualidade da noite significativamente, reduzindo a insônia e criando uma rotina de sono que realmente seja reparadora.

6. Retarda o processo de envelhecimento

Pesquisas mostram que as atividades físicas mantêm o corpo jovem e saudável. Uma delas foi feita pela Universidade de Birmingham e pelo King’s College de Londres, do Reino Unido. A consequência é muito boa: a expectativa de vida tende a ser cada vez maior, assim como as pessoas tendem a viver com mais qualidade em seus dias.

7. O exercício melhora a imunidade

Quando feito de forma regular, o exercício tem efeito anti-inflamatório, pois reforça a resposta imunológica do organismo e amplia a reserva energética, fazendo com que o corpo tolere mais os desgastes físicos do dia a dia, garantindo, dessa maneira, um sistema imune fortalecido.

8. Promove a socialização

É um ótimo meio para conhecer novas pessoas, descobrir histórias, fazer novos vínculos de convivência e amizade. Além disso, esse contato pode incentivar a criação de grupos de pessoas com objetivos equivalentes.

 

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