Em algum momento, você já parou para pensar no que, de fato, precisa para se sentir bem consigo mesmo. Esse é o principal objetivo do autocuidado, que promove uma verdadeira “virada de chave” em sua vida.

 

A prática é responsável por proporcionar diversos benefícios à saúde, de forma geral, além de ser um período de introspecção e de conexão própria.

 

Confira mais informações sobre o assunto e cinco recomendações para aplicá-lo em prática, transformando o seu modo de viver. Acompanhe!

 

O que é autocuidado?

É composto por uma série de ações que devem ser praticadas regularmente para proporcionar bem-estar, qualidade de vida e sensação de satisfação consigo. Esses cuidados vão além da questão estética e devem compreender mente, emoção e social.

 

Para Michael Zanchet, psicólogo do Kurotel, a definição vai além: “autocuidado é olhar para o corpo de maneira ampliada. Necessitamos disponibilizar um tempo para si, para exercícios físicos, alimentação, atividades de relaxamento, vivenciar e perceber emoções, família, desenvolver afeto, amizades, trabalho, condição econômica, espiritualidade”.

 

Conheça os tipos de autocuidado

Existem diferentes tipos de autocuidado. A seguir, confira alguns dos principais e os benefícios de cada um deles.

Físico: um dos tipos mais comuns. Refere-se aos cuidados com o corpo e é ideal para manter a saúde em dia.

Emocional: não afasta apenas a tristeza, o estresse e demais sentimentos ruins, mas também faz com que você se conecte melhor aos seus sentimentos. Permite clareza das suas emoções em determinadas situações.

Social: o contato com as demais pessoas é essencial para a vida, por isso, é muito importante construir interações sociais e ter relacionamentos saudáveis. Isso contribui para o bem-estar e traz impactos significativos para o seu cotidiano.

Mental: relacionado ao cognitivo e ao conhecimento. É o momento em que você utiliza para se conectar ou desconectar de algo.

 

Importância do autocuidado

Os benefícios desta prática são inúmeros. Ao realiza-la, é possível notar melhorias significativas na qualidade de vida e na rotina. Conheça as principais vantagens do autocuidado:

– Permite gerenciar os níveis de estresse e ansiedade;
– Melhora o sistema imunológico;
– Ajuda a dormir cada vez melhor;
– Colabora no desenvolvimento de foco e concentração;
– Aumenta o nível de humor e de energia;
– Estimula o desenvolvimento da autoestima;
– Aumenta a autoconfiança.

 

5 orientações para praticar o autocuidado

  • Pratique atividades físicas

Essa ação proporciona alívio do estresse, da depressão e da ansiedade e ainda garante ótimos resultados à saúde e ao corpo,  esteticamente falando. É importante cumprir, pelo menos, 150 minutos de exercício físico moderado por semana.

No Kurotel, criamos um cronograma diário de exercícios físicos para realizar durante a sua estada, de acordo com as suas necessidades e limitações. Nosso espaço conta com quadra de tênis, academia com equipamentos tecnológicos, local para caminhada e muito mais!

 

  • Tenha boas noites de sono

Isso é fortalecedor e faz toda a diferença ao longo do dia. O ideal é dormir cerca de 8 horas diárias, para que o corpo e a mente consigam descansar.

Aqui, no Kur, você tem uma verdadeira noite de sono. Também mostramos como é possível e prazeroso realizar a higiene do sono.

 

  • Alimente-se de forma adequada

Ter bons hábitos alimentares e fazer a ingestão dos nutrientes de acordo com as suas necessidades, além de contribuir com a sua saúde, faz com que você tenha motivação e disposição no dia a dia. Também auxilia na manutenção do peso.

Isso é um pilar essencial aqui, no Kur. A sua alimentação é controlada por especialistas e os alimentos são devidamente selecionados, de modo que satisfaça a sua carência nutricional.

 

  • Reserve momentos para praticar um hobby

Encontre atividades que sejam prazerosas, como ler um livro, assistir a um filme, cozinhar, dançar, meditar, viajar, entre outras.

No Kur, proporcionamos aulas de dança, meditação, yoga, aulas de culinária e muitas outras opções para tornar sua estada ainda melhor.

 

  • Tenha uma vida social ativa e prazerosa

Esteja próximo de pessoas que fazem bem a você. Viver em harmonia, bater um papo e se divertir também é um ato de autocuidado.

Nossos espaços são ideais para proporcionar momentos de troca com outras pessoas, por meio de conversas e socialização. A programação cultural diária também influencia nesse quesito.

 

Kurotel e autocuidado: a cominação ideal

Seja a nossa prioridade. Todos os cuidados da nossa equipe interdisciplinar ajudam você a se colocar nessa posição, de forma que a sua saúde e o seu bem-estar sejam fatores essenciais em sua rotina.

 

Pratique o autocuidado em um ambiente preparado e qualificado para isso. Faça a sua reserva clicando aqui.