Corpo e Mente

Cigarro e Saúde: quais doenças são causadas pelo fumo?

29/5/2025
Kurotel
Cigarro e Saúde: quais doenças são causadas pelo fumo?

Em 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. O tabagismo continua sendo uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes no mundo, representando um grave problema de saúde pública. O cigarro contém milhares de substâncias tóxicas que afetam praticamente todos os órgãos do corpo, sendo responsável por desencadear ou agravar uma série de enfermidades, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.

Para além dos efeitos mais conhecidos, os impactos do tabagismo são ainda mais amplos e atingem diversos sistemas do organismo. "O tabagismo impacta negativamente a saúde física em diversos órgãos e sistemas: boca, língua, dentes, gengivas, pulmões, ossos, sistema cardiovascular, sistema neurológico, pele, imunidade, sistema hormonal", explica o Dr. Bruno Vianei da equipe técnica do Kurotel.

"Não podemos deixar de mencionar a aumento de risco das doenças crônicas inflamatórias não transmissíveis como o câncer, a doença pulmonar obstrutiva crônica, e diversas disfunções na saúde masculina e feminina, como, por exemplo, impotência sexual", completa o médico.

O tabagismo também tem impactos na saúde mental. "Apesar da redução momentânea do estresse e ansiedade ser percebida como boa por quem fuma, os efeitos mentais no longo prazo são deletérios e extremamente danosos para a saúde, como, por exemplo, ser fator de risco para demência de Alzheimer, para acidente vascular cerebral, para insônia, além do efeito aditivo causador de dependência química", informa o Dr. Bruno.

De acordo como médico, os impactos negativos do tabagismo de curto prazo podem ser pouco ou nada perceptíveis. "Porém o custo de anos disfuncionais de vida no futuro pode ser muito caro", diz ele.

Principais doenças associadas ao tabagismo
Segundo o Dr. Bruno Vianei, as principais doenças associadas ao tabagismo são as seguintes:
- Doenças pulmonares como o enfisema/DPOC, asma, fibrose pulmonar, câncer de pulmão;
- Doenças das vias aéreas superiores e suas exacerbações, como rinites, sinusites, faringites, laringites, câncer de faringe e laringe;
- Doenças da cavidade oral: gengivite, predisposição à cárie, disbiose oral, câncer de boca e de língua;
- Doenças cardiovasculares: doença arterial coronariana (infarto agudo do miocárdio, AVC, doença arterial periférica inflamatória obstrutiva);
- Doenças metabólicas e autoimunes: diabetes mellitus, artrite reumatoide, lúpus.

A exposição ao fumo passivo também pode causar doenças. "Basicamente todas as doenças do tabagism oativo, exceto a dependência química", afirma o médico.  

Aumento do risco de doenças graves em fumantes
Alguns fatores podem aumentar o risco de doenças graves em fumantes, de acordo com o Dr. Bruno Vianei. São eles:
- O tempo, frequência e intensidade de uso do cigarro. Quanto maior a carga tabágica, maior o risco do desenvolvimento de doenças irreversíveis: enfisema pulmonar, fibrose do pulmão e câncer;
- Pessoas imunocomprometidas, ou seja, que possuem déficit imunológico congênito ou adquirido (exemplos :transplantados, pós-cirúrgico de tórax ou abdome, infecção pelo HIV, doenças autoimunes);
- Pessoas com doenças associadas, por exemplo, síndrome metabólica e gota ou diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de agravar doenças adquiridas pelo hábito de fumar;
- Associação do tabagismo com o uso excessivo de substâncias psicoativas como álcool, cocaína, maconha;
- Nutrição e composição corporal inadequadas.

Como o Kurotel pode ajudar
"O Método Kur dentro dos planos de controle do estresse, emagrecimento ou longevidade representa, juntamente com os pilares Kur (Água, Movimento, Alimento,Relaxamento e Equilíbrio), o protocolo experiencial de detoxificação", explica o Dr. Bruno Vianei.

No processo de desintoxicação proposto pelo Método Kur, diversas estratégias integrativas são utilizadas para promover a recuperação e o equilíbrio do organismo. "A alimentação anti-inflamatória, fisioterapia respiratória, otimização da suplementação de minerais e vitaminas, a prática regular de exercício físico, inalações, e medidas de controle do estresse são parte importante e integrantedo processo de desintoxicação Kur", diz o médico.

"A abordagem protocolar é oferecer com excelência o melhor do Kurotel para o foco e necessidades do(a) cliente", finaliza o Dr. Bruno.

Dr. Bruno Vianei - Formado pela Universidade Federal do Amazonas, em 2018, e pós-graduando em Medicina Funcional Integrativa pela Sociedade Brasileira de Medicina Funcional Integrativa (SBMFI) - CRM-RS 48.494

Leia também