Corpo e Mente

Os efeitos perigosos dos remédios para emagrecer

28/8/2025
Kurotel
Os efeitos perigosos dos remédios para emagrecer

Em um mundo onde a busca pelo corpo ideal se tornou uma obsessão para muitas pessoas, os remédios para emagrecer surgem como soluções rápidas e tentadoras. No entanto, seu uso indiscriminado, especialmente sem orientação médica, pode causar sérios riscos à saúde física e mental, como ansiedade, insônia, pancreatite e até dependência. Embora prometam perda de peso em pouco tempo, seus efeitos colaterais muitas vezes são ignorados ou subestimados.

O Dr. Bruno Vianei, da equipe técnica do Kurotel, explica por que o uso de remédios para emagrecer sem orientação médica pode ser tão perigoso para a saúde. "Os efeitos adversos do uso inadequado podem ser graves e representar riscos a alguma função orgânica - de forma pontual ou permanente - ou até mesmo à própria vida", afirma.

Segundo ele, há pré-requisitos importantes para prevenir danos à saúde: avaliar se há indicação para o tratamento medicamentoso, conhecer a dose inicial, a progressão/escalonamento da dose, o monitoramento laboratorial dos parâmetros indispensáveis, a dose de manutenção e o descalonamento.

Efeitos colaterais
Os efeitos adversos mais comuns associados ao uso prolongado ou indiscriminado de remédios para emagrecer, de acordo com o Dr. Bruno, estão relacionados ao metabolismo individual do medicamento, à dose utilizada e ao tempo de uso. "Outros fatores que se associam à maior frequência de efeitos adversos incluem: funcionamento orgânico do fígado, rins e intestinos; comorbidades prévias; composição corporal; e compreensão e uso adequado do medicamento (adesão farmacológica)", afirma.

O médico ressalta que os efeitos adversos gastrointestinais - como náusea, vômitos, diarreia, constipação, indigestão, refluxo e mal-estar abdominal - são os mais comuns. "Efeitos adversos potencialmente graves incluem: hipoglicemia (redução do açúcar no sangue), tontura (com predisposição a quedas), pancreatite aguda e injúria renal aguda", completa.

O Dr. Bruno Vianei afirma que os órgãos do corpo que podem ser mais afetados por esses medicamentos são: boca, esôfago, estômago e intestinos (trato gastrointestinal); pâncreas; rins e cérebro (ansiedade, depressão).

Risco de dependência
Esses remédios apresentam riscos de dependência ou efeito rebote quando usados continuamente. "Sobretudo com aquelas medicações cujo mecanismo de ação envolve estímulo dos neurotransmissores a nível do sistema nervoso central. Por exemplo, a fentermina está envolvida com sintomas de dependência, tolerância, síndrome da retirada e efeito rebote", explica o Dr. Bruno.

Segundo ele, em relação às drogas hormônio-símile, não há dependência, porém, pode haver tendência ao reganho de peso após a interrupção da medicação sem orientação médica.

Transtornos alimentares e distúrbios de imagem
Os transtornos de imagem e alimentares envolvem uma distorção subjetiva da percepção de composição corporal. O Dr. Bruno aponta que o uso de medicamentos para emagrecer, sem orientação médica, é comum e recorrente entre pessoas com esses transtornos neuropsiquiátricos. A facilidade de acesso, devido à ausência de exigência de receita controlada, contribui para esse cenário. "A não necessidade de receituário médico de controle especial facilita o acesso a estas medicações", afirma.

"O uso destes medicamentos tem sido uma alternativa à purgação (provocação intencional do vômito), ato tão frequente daquelas pessoas portadoras de bulimia, anorexia nervosa e compulsão alimentar", explica o médico.

Alternativas seguras para emagrecer com saúde
Emagrecer com saúde envolve mudanças sustentáveis nos hábitos de vida, com foco no bem-estar geral e não apenas na perda de peso. Confira abaixo algumas alternativas seguras para emagrecer com saúde sugeridas pelo Dr. Bruno Vianei:

- Obter orientação profissional de um(a) profissional nutricionista e/ou médica(o), educador(a) física e psicoterapeuta;
- Equipar-se de conhecimento através do estudo sobre emagrecimento e estilo de vida saudáveis;
- Estar em centros de saúde especializados no desenvolvimento do emagrecimento e mudança do estilo de vida, como o Kurotel.

Como o Kurotel pode ajudar
O Kurotel, melhor spa médico das Américas, pode ajudar você no seu processo de emagrecimento de forma saudável. "A base da saúde - compreendida no Kurotel como os pilares Kur: Água, Movimento, Alimento, Relaxamento e Equilíbrio - é o ponto de partida para uma vida forte e longeva. É o princípio e pré-requisito essencial para um emagrecimento verdadeiramente saudável", explica o Dr. Bruno.

A experiência imersiva no Kurotel, de acordo com o médico, oferece ao cliente acesso a conhecimentos atualizados e práticos sobre saúde, além de proporcionar uma jornada de autoconhecimento. Esse processo pode acontecer por meio do relaxamento, do tempo dedicado ao autocuidado ou ainda com o suporte da medicina e nutrição de precisão, baseadas em genômica e nutrigenômica.

"O uso de medicamentos para emagrecimento é apenas uma das muitas abordagens terapêuticas para a recomposição corporal. O Kurotel e sua equipe multiprofissional (medicina, nutrição, psicologia, fisioterapia, educação física, enfermagem) utilizam os pilares Kur com apoio de tecnologias em saúde (testes genéticos e nutrigenéticos, avaliação física e por DEXA da composição corporal, Emsculpt, sequência ultra metabólica, Shape Bike, Exilis, banho de gelo), para que o cliente alcance seus objetivos de emagrecimento durante e após sua estada", afirma o Dr. Bruno Vianei. Clique aqui e saiba mais!

Dr. Bruno Vianei - Formado pela Universidade Federal do Amazonas, em 2018, e pós-graduando em Medicina Funcional Integrativa pela Sociedade Brasileira de Medicina Funcional Integrativa (SBMFI) - CRM-RS 48.494

Leia também