Corpo e Mente

Como se hidratar e comer para aguentar a maratona de folia

12/2/2026
Kurotel
Como se hidratar e comer para aguentar a maratona de folia

Com dias longos, muito calor, horas em pé e gasto intenso de energia, a maratona de carnaval exige mais do corpo do que parece. Para curtir cada bloco, show ou festa até o fim, é fundamental dar atenção especial à hidratação e à alimentação. Saber o que beber e escolher refeições mais leves pode fazer toda a diferença entre aproveitar com disposição ou acabar sentindo cansaço, mal-estar e desidratação.

A nutricionista Michelle Mileto Troitinho, da equipe técnica do Kurotel, explica que, quando o corpo fica desidratado, a quantidade de líquido no sangue diminui. Isso dificulta o controle da temperatura corporal, reduz a força física e a capacidade de concentração, além de aumentar o risco de mal-estar causado pelo calor excessivo.

Em ambientes muito quentes, especialmente quando há suor excessivo e consumo de bebidas alcoólicas, a perda de líquidos ocorre de forma ainda mais rápida. Esse cenário eleva o risco de surgirem sinais e sintomas como tontura, dor de cabeça, câimbras e queda da pressão arterial.

Diante desse contexto, é preciso ficar atento aos principais sinais e sintomas de desidratação. Segundo Michelle, eles incluem sede intensa, urina escura e, em pequeno volume, tontura, fraqueza, dor de cabeça, taquicardia, boca seca e cãibras musculares. Em casos graves, pode haver confusão mental e desmaios.

Para prevenir esse quadro, a nutricionista destaca que a recomendação geral é consumir de 30 a 40 ml de água por kg de peso corporal ao dia, com adequações de acordo com a temperatura ambiente, a intensidade das atividades físicas (como dança e deslocamentos prolongados) e a sudorese individual. Durante a folia do carnaval, a ingestão de água deve ser fracionada, com a sugestão de 150 a 250ml a cada 30–60 minutos.

As bebidas isotônicas não são obrigatórias para todos. Elas são recomendadas em situações de prática de exercícios físicos intensos e prolongados (superiores a 2–3 horas), sudorese excessiva, exposição prolongada ao calor intenso e consumo elevado de bebidas alcoólicas. Esses produtos auxiliam na reposição de sódio, potássio, magnésio e carboidratos, prevenindo a hiponatremia e a fadiga física. Para a maioria das pessoas, a hidratação adequada com água ou água de coco, aliada a uma alimentação leve e equilibrada, é suficiente.

Alimentação
Para encarar blocos e desfiles com disposição, Michelle Troitinho explica que o ideal é se alimentar cerca de 60 a 90 minutos antes de sair de casa. É recomendado priorizar carboidratos de rápida absorção, proteínas de fácil digestão (preferencialmente grelhadas ou assadas) e reduzir o consumo de gorduras saturadas. Esse equilíbrio ajuda a manter a glicemia estável e a diminuir a fadiga.

Exemplos de refeições para comer antes de sair: iogurte natural desnatado com mel, banana e canela; pão integral de fermentação natural com homus de grão-de-bico e queijo branco; tapioca, crepioca ou ovos mexidos; arroz branco com legumes e cúrcuma; e filé de peito de frango grelhado.

Para uma rotina intensa de carnaval, a nutricionista observa que manter a regularidade alimentar é mais importante do que realizar uma ou duas refeições saudáveis e equilibradas ao longo do dia. É fundamental organizar e planejar lanches práticos e portáteis, comer em pequenas porções ao longo do dia, priorizar a hidratação constante com água ou água de coco, e manter refeições de fácil preparo.

Frutas frescascom alto teor de água (como melancia, melão, abacaxi, morango, mamão, pêssego e laranja) e a banana, por ser fonte de fibras, carboidratos e potássio, são ótimas escolhas para a folia, segundo Michelle. Para lanches rápidos, aposte em mix de amêndoas, castanhas e damascos ou uvas-passas; sanduíches de pão integral; ou tapioca com queijo branco e peito de frango desfiado. Acompanhe com sucos naturais sem açúcar ou água de coco.

Michelle Troitinho enfatiza que alguns hábitos e comportamentos devem ser evitados no carnaval. São eles: consumo excessivo de bebidas alcoólicas (que pode causar desidratação e hipoglicemia); alimentos muito gordurosos, como churrasco, fast food ou frituras; longos períodos em jejum; e comer apenas à noite após horas de folia. Esses fatores podem aumentar o risco de mal-estar gastrointestinal e reduzir a disposição física.

Como o Kur pode ajudar?
Cuide da sua alimentação no Kurotel. No melhor spa médico das Américas, ajudamos você a adotar hábitos mais saudáveis com refeições saborosas preparadas com nossos próprios temperos. Além disso, oferecemos exercícios físicos guiados, massagens relaxantes e ensinamentos culinários para transformar sua rotina. Faça sua reserva e viva essa experiência.

 

 

Leia também