Atualmente, a genética está sendo cada vez mais importante no processo de melhora da qualidade de vida do ser humano. No âmbito do treinamento físico não é diferente: a genética pode mostrar qual tipo de exercício físico é mais compatível com perfil genético do indivíduo.
No Kurotel, o cliente tem a possibilidade de realizar o teste de Genética do Esporte, um exame não invasivo que analisa o DNA para descobrir, antes de tudo, qual exercício mais indicado para cada indivíduo.
- Analisar a predisposição para o tipo de esforço: descobrir se a estrutura muscular é orientada a uma força explosiva ou de resistência;
- Verificar a capacidade antioxidante: capacidade de normalizar o estresse oxidativo;
- Análise da lipólise: capacidade do indivíduo de eliminar gordura, sugerindo também estratégias alimentares para otimizar o processo de emagrecimento;
- Resposta inflamatória: descobrir o período correto de recuperação entre os treinos.
Através deste exame, é possível ter uma grande assertividade na prescrição do exercício, obter melhores resultados, melhorar o desempenho, motivar mais a pessoa para que consiga atingir mais rapidamente seus objetivos, e acima de tudo, motivá-lo a dar continuidade no seu treinamento.
Com a análise do perfil genético o educador físico consegue prescrever com muito mais certeza o exercício indicado para cada indivíduo, conseguindo assim, aperfeiçoar o resultado do treinamento.
Rafael Fabres de Carvalho - Educador Físico do Kurotel