Bem-estar e Relax

Estresse: saiba como identificar e lidar com os efeitos dele no seu corpo

11/6/2021
Estresse: saiba como identificar e lidar com os efeitos dele no seu corpo

Já se questionou sobre como está a sua saúde mental? Essa pergunta pode ser uma grande norteadora para definir e servir como um sinal de alerta para si mesmo, pois a resposta, muitas vezes, indica que algo pode não estar bem.Boa parte da sua saúde mental está relacionada ao estresse. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que cerca de 90% da população mundial sofre de estresse.Esse número se torna ainda mais preocupante em um contexto nacional, pois, conforme um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), o Brasil é o segundopaís do mundo com maior nível de estresse.Mas, afinal, o que é o estresse?O estresse pode ser considerado como uma resposta/uma reação física do nosso organismo diante de um estímulo. De forma prática, existem situações que são considerados momentosde tensão e, consequentemente, estresse. Entre tantas, algumas atividades que geralmente o desencadeiam:

“Na área da saúde é visto como uma adaptação do meu organismo para situações que vou vivenciar, ou seja, ocorre a interpretação de um evento, o organismo adapta-se para enfrentar a situação. O sistema de alerta é acionado, estou pronto para atacar e pronto para me defender, liberação de cortisol na corrente sanguínea, adrenalina, pupila dilata, ritmo cardíaco aumenta, sudorese, tensão muscular”, relata Michael Zanchet, psicólogo no Kurotel.Entretanto, as reações não se limitam apenas à mente e ao campo emocional. Elas podem gerar também sérios problemas para o corpo.Quais são os impactos no corpoDiversos aspectos podem ser percebidos no corpo. Muitos deles, por ora, são ignorados, até que sintomas mais graves possam acender um sinal de alerta.Os sinais podem variar, conforme cada organismo e nívelde estresse. Mas, entre os principais efeitos no corpo, estão:

Qual é a importância do equilíbrio?Nestes casos, o ideal é buscar equilíbrio físico e mental, de modo que estejam em perfeita sintonia. Desta forma, os sinais que evoluíram para o corpo aos poucos serão reduzidos e, consequentemente, deixarão de fazer parte da vida de cada pessoa.Para isso, algumas ações podem contribuir, de forma natural e que não agrida a sua saúde, conquistando o tão sonhado equilíbrio:- Seguir uma dieta saudável e balanceada- Praticar atividades físicas regularmente- Buscar alternativas e atividades que proporcionem prazer, bem-estar e satisfaçãoPara saber mais sobre como controlare reduzir o estresse, confira o artigo: “Como gerenciar o estresse?”.

Mind Detox: o plano ideal para vocêO Mind Detox é um plano desenvolvido pelo Kurotel que almeja proporcionar e restabelecer o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente, a fim de garantir a saúde física e emocional que cada um merece.Todos esses cuidados são realizados por meio de terapias e atividades exclusivas do Melhor Spa da América Latina.Se você percebeu, após a leitura desse artigo, que precisa encontrar o equilíbrio físico e mental, clique aqui e conheça todos os detalhes do plano que vai proporcionar saúde e bem-estar ao seu dia a dia.

Leia também