Como gerenciar o estresse?

25/3/2020
Como gerenciar o estresse?

Você já parou para pensar o que é o estresse? Utilizamos essa palavra frequentemente em nosso dia a dia, tornando-a uma expressão comum. Entretanto, o estresse tem a ver com percepção, a maneira como se interpreta um fato real ou imaginário, e que pode gerar um estado de alerta no organismo, diminuindo a capacidade de reflexão e de ação. “Toda vez que eu percebo um fato, que eu me sinto ameaçado, o corpo se arma para enfrentar”, destaca o psicólogo do Kurotel, Michael Zanchet. “E estamos, realmente, vivenciando neste momento um estresse real”.

Conforme Michael,é importante que todos analisem as orientações das autoridades de saúde para proteção e prevenção do contágio do coronavírus e que gerenciem esse período de estresse da melhor maneira possível. Isso implica em manter os bons hábitos de higiene, dormir bem e se alimentar de forma equilibrada.

Outra orientação do psicólogo é que sejam criados, dentro do ambiente familiar, artifícios emocionais positivos, com brincadeiras e atividades de lazer, como assistir a um programa ou filme mais leve e, principalmente, manter um bom diálogo com a família. “Podemos gerenciar o estresse de uma forma mais positiva, para quando essa pandemia passar,possamos retornar a nossa vida com normalidade”, destaca Michael.

Portanto, aconselha o psicólogo, faça uma análise real do que está acontecendo. Há, de fato, uma preocupação sobre o que está acontecendo, mas existem maneiras de se evitar o pior, como, por exemplo, manter o pensamento e as atitudes positivas.      

Leia também