Corpo e Mente

Entenda a medicina integrativa e seus benefícios

21/8/2025
Kurotel
Entenda a medicina integrativa e seus benefícios

Ao contrário dos modelos convencionais, que focam apenas no tratamento dos sintomas, a medicina integrativa enxerga o indivíduo como um todo - corpo, mente e espírito - e busca tratar as causas das doenças, promovendo o bem-estar integral. Mais do que combater sintomas, ela valoriza a prevenção, o autocuidado e o equilíbrio geral da saúde. Unindo ciência a terapias como acupuntura, meditação e fitoterapia, a medicina integrativa se destaca como uma importante aliada na promoção da qualidade de vida e do bem-estar.

"Medicina integrativa, como o próprio nome traz, integra as medicinas tradicionais, convencionais, complementares e alternativas", explica o médico Bruno Vianei, da equipe técnica do Kurotel. "Seu objetivo primário é otimizar a saúde do ser humano e seu estilo de vida, de modo que, a partir de um melhor funcionamento fisiológico, bioquímico, habitual e comportamental, os processos de adoecimento sejam controlados, amenizados ou até mesmo curados", completa.

O Dr. Bruno destaca que a medicina integrativa é uma abordagem médica focada na integração, desenvolvimento e tratamento dos componentes que constituem a saúde da pessoa - física, nutricional, mental, emocional, familiar e social.

Medicina integrativa x medicina convencional
A diferença entre medicina integrativa e medicina convencional está principalmente na abordagem do cuidado com o paciente. Segundo o Dr. Bruno Vianei, na medicina convencional o que convém é compreender e tratar a doença. "O foco é a doença e não a saúde de um corpo que adoece. Portanto, a abordagem convém para o diagnóstico e tratamento de um conjunto de sintomas e sinais rotulados com um nome conhecido como uma determinada doença", afirma ele.

Porém, como explica o médico, cada ser humano tem uma dinâmica única de saúde e adoecimento. Uma mesma doença pode se comportar e se manifestar de formas diferentes em pessoas distintas. "A saúde de cada ser humano é de fato única, cada indivíduo possui uma genética singular que confere fortalezas e fragilidades muito particulares, individuais. Cada pessoa tem uma história pré e pós-natal completamente ímpar", diz.

"Na medicina integrativa, por exemplo, o tratamento de uma condição muito comum como a obesidade não é baseado em protocolos pré-prontos. Os processos preventivos e terapêuticos recomendados e prescritos são construídos ao longo da relação médico-paciente em conjunto com as demais áreas da saúde inseparáveis da medicina: nutrição, psicologia, fisioterapia, educação física, odontologia", esclarece o médico.

Medicina integrativa x medicina preventiva
De acordo como Dr. Bruno Vianei, a medicina preventiva é um eixo de atuação da medicina integrativa. "Prevenir doenças é, além dos exames complementares preventivos indicados para cada idade e público, fortalecer e desenvolver mais saúde e qualidade de vida", explica.

Princípios da medicina integrativa
A medicina integrativa é guiada por princípios fundamentais que orientam sua prática e abordagem no cuidado à saúde. Entre esses princípios, destacam-se:

- Compreensão do indivíduo integral com uma dinâmica de saúde única;
- Integração das ciências médicas tradicionais, complementares e alternativas;
- Busca por entender as causas das doenças para intervir na origem do problema;
- Utilização do estilo de vida saudável como base da construção da saúde e prevenção de doenças;
- Foco em otimizar e fortalecer as saúdes física, nutricional, emocional, mental, espiritual, familiar e social;
- Acompanhamento longitudinal em uma ótima relação médico-cliente.

Medicina integrativa e qualidade de vida
A medicina integrativa desempenha um papel fundamental na promoção da qualidade de vida e do bem-estar geral, atuando de diversas maneiras complementares e eficazes. Confira algumas das principais formas pelas quais essa abordagem contribui para o cuidado integral do indivíduo:

- Auxiliando a pessoa na melhor compreensão e desenvolvimento da sua própria saúde;
- Associando as medidas preventivas e terapêuticas em conjunto com as demais áreas da saúde;
- Considerando qualidade de vida e bem-estar como aspectos de percepção subjetiva do indivíduo, a medicina integrativa, ao buscar entender a individualidade, é capaz de contribuir de maneira direcionada para o que é mais importante e relevante para a saúde da pessoa em seu momento de vida.

Kurotel referência em saúde integrativa
O Dr. Bruno Vianei explica que o Método Kur, idealizado pelo Dr. Luís Carlos Silveira na década de 1970, representa, na prática, a essência da saúde integrativa, pois avalia a saúde da pessoa em uma única estada sob os prismas da medicina, nutrição, psicologia, fisioterapia, educação física, odontologia e enfermagem.

"O Kurotel em seus 43 anos de existência sempre pautou a sua atuação institucional na missão de proporcionar melhor vida e mais saúde para seus clientes, utilizando-se da medicina integrativa (preventiva, tradicional, convencional e alternativa)", afirma o médico.

As tecnologias e a modernidade no cuidado com a saúde também têm papel de destaque no pioneirismo do Kurotel em medicina integrativa. "Desde a avaliação em composição corporal de alta definição com a DEXA (Dual Energy X-Ray Absorptiometry), bem como painéis genéticos de nutrientes, micronutrientes, de predisposições por polimorfismos de nucleotídeo único ou mesmo mutações genéticas guardam relação com a integração do tradicional com os avanços em medicina e nutrição de precisão", explica o Dr. Bruno.

Dr. Bruno Vianei - Formado pela Universidade Federal do Amazonas, em 2018, e pós-graduando em Medicina Funcional Integrativa pela Sociedade Brasileira de Medicina Funcional Integrativa (SBMFI) - CRM-RS 48.494

Leia também