As atividades físicas têm se mostrado cada vez mais eficientes para a saúde, além de serem uma grande aliada da medicina preventiva – especialidade que prevê uma série de ações diárias fundamentais para prevenir, tratar e monitorar o estado físico e psicológico das pessoas.

 

Desde jovem, é necessário entender a importância das atividades, a fim de estabelecer uma base sólida para reduzir os índices de sedentarismo entre adultos.

 

Entenda melhor sobre a relação entre atividades físicas e medicina preventiva.

 

O que é medicina preventiva?

É uma especialidade da área da saúde que prevê ações voltadas à prevenção de doenças e até mesmo à estabilização do estado de saúde do paciente, evitando que novas complicações surjam. 

 

Visa incentivar e alertar as pessoas a visitarem seus médicos com regularidade e a fazerem exames periódicos.

 

O que é atividade física?

É todo e qualquer movimento que resulta na contração muscular esquelética e que promove um gasto energético maior do que quando o corpo está em repouso. Ações simples, como andar, subir escadas, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar, são consideradas atividades físicas.

 

A prática possui um grande impacto na redução de mortalidade e morbidade da população, de acordo com o Ministério da Saúde. Além disso, gera qualidade de vida e amplia a expectativa de vida

 

Relação entre atividades físicas e medicina preventiva

É por meio da prática regular de exercícios que há aumento da massa muscular, além de ser possível preservar elementos fundamentais do corpo, como a massa óssea, ter controle de glicemia e pressão arterial e reduzir várias doenças crônico-degenerativas

 

De acordo com Mariela Silveira, médica, nutróloga e diretora clínica do Kurotel, a influência das atividades físicas possuem benefícios comprovados, por meio de estudos: 

“As evidências mostram que os praticantes regulares de exercício podem ter redução de chances de infecções virais e bacterianas. Esse resultado pode ser conseguido múltiplos fatores, como a melhora da oxigenação tecidual, a redução nos níveis excessivos de glicose, a regulação de neurotransmissores e hormônios, como a irisina, que ajuda no “browning” do tecido adiposo e na imunidade.”

 

Mas não é só isso. Mariela também destaca que pessoas que praticam atividade física regularmente têm menor declínio cognitivo relacionado à idade do que as que são sedentárias. Ou seja, ser ativo fisicamente ajuda na jovialidade do cérebro e da mente. ​

 

Como promover a prática de atividades físicas?

Iniciar uma rotina saudável, com a prática de atividades físicas, é um passo extremamente importante na vida de qualquer pessoa. Mas, para isso, é preciso que elas se tornem um hábito.

 

Além disso, é necessário buscar orientações médicas para definir as limitações individuais e também observar problemas de saúde e faixa etária.

 

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