A área médica passou por grandes avanços ao longo de toda a sua história. Diariamente, inovações tecnológicas surgem para agregar positivamente aos métodos tradicionais no segmento, os quais são utilizados há muitos anos.

 

Este é o caso da medicina preventiva, que surgiu em meados do século XX, com uma abordagem diferente da convencional, voltada em sua totalidade para a promoção da saúde.

 

 

O que é a medicina preventiva?

Especialidade médica que previne doenças e problemas relacionados à saúde, a medicina preventiva é responsável por promover qualidade de vida às pessoas e se antecipar diante de possíveis complicações que um paciente venha a desenvolver.

 

Essa especialização leva em consideração todos os aspectos do corpo humano, substituindo o modelo de cura para um padrão de manutenção do bem-estar.

 

Uma das principais ações deste método é a mudança de hábitos considerados nocivos à mente e ao corpo, como se manter longe do tabagismo, do consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

 

A medicina preventiva trata muito mais do que o problema ou a patologia, em si, ela se detém em gerar a manutenção do estado clínico de cada pessoa, ou seja, agir de modo preventivo.

 

 

Conheça as áreas de atuação da medicina preventiva

Para definir em qual estágio de saúde o paciente está, os profissionais que atuam com foco na medicina preventiva realizam consultas e exames de rotina, monitorando com regularidade a vitalidade de cada um.

 

Confira as quatro áreas de atuação:

  • Primária: consiste em prevenir doenças antes mesmo que elas se desenvolvam.
  • Secundária: envolve os diagnósticos precoces, o que permite um tratamento mais eficaz.
  • Terciária: refere-se a uma série de procedimentos para reduzir os sintomas e complicações de doenças já existentes.
  • Quaternária: métodos que minimizam os efeitos colaterais de procedimentos que são considerados excessivos.

 

 

Quais são os principais benefícios desta especialidade à saúde?

Hoje, a medicina preventiva tem se revelado como uma grande aliada à qualidade de vida das pessoas, auxiliando em diversos aspectos, como manutenção do bem-estar físico, mental, emocional e social.

 

Além de educar a população diante do combate e prevenção de quaisquer doenças que possam afetar o corpo humano de alguma forma, esta especialidade gera diversos outros benefícios, como:

  • Melhora na qualidade de vida e longevidade;
  • Menor consumo de medicamentos que podem ser agressivos ao organismo;
  • Redução das chances de desenvolvimento de doenças decorrentes de complicações;
  • Promoção do autocuidado;
  • Ampliação da capacidade de ser ativo e manter uma rotina dentro da completa normalidade.

 

 

A medicina preventiva no Kurotel

Desde a sua criação, em 1982, o Kurotel tem como missão oferecer um serviço diferenciado, que proporciona tratamentos preventivos para levar mais bem-estar e qualidade de vida à rotina das pessoas. O objetivo é tratar os problemas em suas raízes, trazendo resultados mais eficazes e duradouros à saúde do corpo e da mente.

 

Foi com essa premissa que o Kur desenvolveu um processo exclusivo: o Método Kur, baseado no procedimento alemão Kneipp, que utiliza tratamentos nos contrastes de água quente e fria e o uso de plantas medicinais, restabelecendo a saúde e fortalecendo o corpo.

 

O Método Kur possui quatro pilares principais: medicina preditiva, atividades físicas, alimentação gourmet saudável e terapias naturais, que contribuem de forma significativa na melhora da saúde das pessoas.

 

Isso acontece pois, quando unidos, estes fundamentos conseguem conservar o estado de saúde das pessoas e também favorecer no fortalecimento do sistema imunológico, evitando o surgimento de novas enfermidades.

 

Esse é um dos inúmeros motivos que tornam o Kurotel um lugar diferenciado, que coloca você como prioridade e procura desenvolver sempre os melhores tratamentos baseados nos seus objetivos, priorizando a medicina preventiva.

 

 

Medicina preventiva aos olhos do Dr. Luis Carlos Silveira, fundador do Kurotel

Dr. Luis Carlos, fundador do Kurotel, é pioneiro em medicina preventiva no Brasil. Teve sua trajetória iniciada na Universidade Federal de Pelotas (RS), quando já demonstrava uma inquietude em relação a como os médicos eram preparados.

 

Sempre entendeu a importância dos métodos “tradicionais”, entretanto, acreditava que poderia fazer algo a mais pelos pacientes. Durante os atendimentos, sentia que eles queriam falar sobre seus anseios, angústias e sentimentos em relação ao trabalho, família e outros assuntos, e, de certa forma, o ainda estudante, via que isso poderia ser importante.

 

Isso fez com que o Dr. Luis continuasse ouvindo os seus pacientes e agisse, não somente em suas dores e problemas, mas buscasse alternativas de tratamentos que prevenissem as doenças em suas raízes, que muitas vezes estavam relacionadas ao psicológico e/ou outras origens.

 

Essas ações foram replicadas no Kurotel, após a sua fundação, e fez com que o Dr. Luis Silveira fosse reconhecido pelo diretor do Hospital Albert Einstein como destaque em medicina preventiva no Brasil em 2014.

 

 

Método Kur: a medicina preventiva na prática

Conheça de perto o Método Kur e descubra tudo o que essa especialidade pode despertar à sua saúde. Quem ganha com a união entre o Kurotel e a medicina preventiva é você.

Faça a sua reserva no Kurotel e sinta os efeitos positivos que este método proporciona para viver uma rotina repleta de bem-estar e qualidade de vida!