No aniversário Kurotel, conheça mais sobre a história de Luis Carlos e Neusa Silveira, que foram pioneiros em medicina preventiva no Brasil e juntos construíram uma história única em busca da saúde e do bem-estar

O Kur (cura, em alemão) nasceu de uma inquietação. Inquietação de jovens universitários da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), de Pelotas, localizada no Sul do Rio Grande do Sul, que perceberam que a Medicina devia tratar a saúde, e não a doença.

O empreendimento começou a ser idealizado há mais de 50 anos nas salas, corredores e espaços diversos da Universidade Católica de Pelotas por dois pelotenses: Luís Carlos e Neusa Silveira, então, um casal de namorados.

Hoje, são 39 anos de história, e sua trajetória fez do Kur um cobiçado endereço para quem busca saúde e bem-estar, sendo reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.

 

O começo de tudo

 

Era final dos anos 1960. O jovem casal pelotense compartilhava sonhos e ideias bem ousadas para a época. Luís Carlos cursava Medicina, Neusa, Serviço Social. Ambos tinham aspirações de multiplicar seus anseios e desejos de que a saúde deveria ser primordial, base absoluta, para uma vida melhor.

Havia uma inquietação nestes jovens. “O médico era preparado para tratar da doença”, indica o fundador do Kurotel, Dr. Luís Carlos Silveira. E relembra: “Muitas vezes o cliente queria se expressar, falar de suas angústias, de problemas familiares ou de trabalho, e isso não era permitido. Não era dada voz a ele”.

“Às vezes eu ficava mais tempo na enfermaria, onde fazíamos atendimento, para conversar com os pacientes e descobria coisas extraordinárias, que eles verbalizavam. Eu identificava que, na verdade, seus problemas e angústias eram a razão de sua baixa imunidade e, por consequência, eram a razão de suas patologias”, conta o médico.

“Eu sonhava em fazer alguma coisa diferente. Permitir que meu cliente pudesse verbalizar, relatar aquilo que estava na linha abaixo d’água”, revela, apontando suas inquietações, desde a época em que era um universitário: “E por que a imunidade estava baixa? Porque aquele paciente estava estressado, e, portanto, produzia muito cortisol (hormônio produzido pela glândula suprarrenal deprimindo o sistema imunológico) . Era necessário tratar aquele problema desde sua raiz”, conta Dr. Luís Carlos.

 

Fundadores do Kurotel, Neusa e Luis Carlos Silveira

 

 

“Então, eu, e Neusa, hoje minha esposa, ficávamos desenhando o que aspirávamos, imaginando uma equipe multiprofissional, de diversas áreas contribuindo para o bem-estar das pessoas”, lembra Dr. Luís Carlos.

O médico soube que o método que idealizava já existia e era utilizado na Europa. Esses espaços, na Alemanha, chamavam-se Kurhotel e eram centros de curas, tratamentos e terapias. Ele ficou fascinado!

Depois de uma viagem à Europa para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre a medicina preventiva e sobre o método Kneipp (processo terapêutico que utiliza a água como propriedade curativa) Luís Carlos e Neusa voltaram para Pelotas para desenhar seu projeto e começaram a procurar cidades/ locais para darem início ao seu negócio.

Em 1971, quando levantou o canudo de médico, o jovem formando já tinha projetado seu futuro.  Criaria um centro médico que reunisse os recursos de uma clínica generalista sem ser um hospital, e hospedagem em ambiente aprazível que não fosse simplesmente um hotel. Onde o estado de saúde dos clientes fosse abordado por uma equipe transdisciplinar envolvendo medicina, alimentação, atividade física e emoções humanas.

Neste mesmo ano, o casal começou a procurar por terrenos para construir. Várias cidades do Rio Grande do Sul foram visitadas. Gramado e outra cidade do interior foram cogitadas. Foi Neusa quem decidiu que Gramado seria, sem dúvida, a cidade ideal devido à semelhança com a Europa, clima, arquitetura, hospitalidade, gastronomia e os dialetos alemão e italiano, que, na época, eram muito falados na cidade.

Os Silveira passaram a reunir-se com empresários de todo o Estado para explicar o objetivo do local. Porém, por ser algo totalmente inovador as pessoas tinham dificuldades de compreender.

O casal tinha que explicar que sua ideia de empreendimento era um local que não era bem um hotel e nem uma clínica convencional: seria a simbiose de ambos. Na época, não existia nada semelhante no Brasil.

 

O Kur foi pioneiro no país e continua inovando constantemente.

aniversário kurotel

 

 

Em 1982, projeto do jovem casal de pelotenses se concretizou. Em 26 de março daquele ano o Kurotel abriu suas portas e seguiu uma trajetória de cuidados e inovações, tornando-se um dos mais cobiçados endereços do mundo para quem busca saúde, qualidade de vida e bem-estar físico e mental.

O médico Luís Carlos é reconhecido, em 2014, pelo Lide Saúde como um dos grandes nomes da Medicina do Brasil, sendo destaque em Medicina Preventiva. Em 2015, o “Programa Pós-Câncer” do Kur recebe a certificação internacional “Cancer Aware” pela Wellness for Cancer, como um programa completo para pós-tratamento de câncer na área de SPAs. No ano de 2016 inicia o programa Fitness e Spa.

Em 2014, o Kurotel ganhou o prêmio de melhor spa do mundo na segunda edição do Seven Star Global Luxury Awards, realizado no Chateau Spa & Organic Wellness Resort, em Kuala Lampur, na Malásia. Faziam parte da lista spas concorrentes de países como Suíça, Espanha, Alemanha, Itália, França, Tailândia e outros. Atualmente, o spa continua no ranking dos melhores do mundo em sua categoria.

Em dezembro de 2019 o Kur foi eleito, por cinco anos consecutivos, como o “Melhor Centro Médico das Américas”, pelo World Luxury Spa Award, e é também creditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de Spas; além de ser apontado como um dos melhores SPAs médicos do mundo pela Lux Life Magazine. É o primeiro SPA Kosher do mundo.

 

Filosofia e método Kur

aniversário kurotel

 

 

Desde sua concepção e fundação, o Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar tem como missão estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas.

Os fundadores estão presentes no dia a dia, Dr. Luís Carlos Silveira e Neusa Silveira, ao lado das filhas cuidam de cada detalhe para o bem-estar dos clientes. Uma família que recebe outras famílias, auxiliando-os a uma existência harmônica com saúde e felicidade.

A filha caçula, Mariela Silveira, é médica especialista em Nutrologia, assim como o pai, e é a diretora médica do Kur; Rochele Silveira, formada em Administração, é a diretora administrativa e também diretora da Kur Cosméticos ; Bárbara Silveira é fisioterapeuta, hoje responsável pelo Family Office; e Evelise Silveira é médica geriatra e tem seu próprio empreendimento: Gramado Zoo e do Parque Gaúcho, ambos localizados em Gramado.

 

aniversário Kurotel

Da esquerda para direita: Bárbara, Rochele, Neusa, Luis Carlos, Evelise e Mariela Silveira

 

 

A família defende sua missão diariamente e para cumprir o compromisso assumido na criação do Kurotel, os gestores investem em constante processo de inovação, sempre buscando as melhores tecnologias na área da saúde e bem-estar.

A estrutura física foi ampliada, com remodelação de outras áreas como consultórios, sala de convivência, outros apartamentos que foram redecorados sem perder a tradição e essência do clássico, mesclando elementos contemporâneos, sempre com muito conforto.

O Kur oferece inteligência artificial, como a realidade aumentada, análise de microbioma, avaliação corporal por imagem. Também oferece testes genéticos. É referência no Brasil no exame de sequenciamento do Genoma, eficiente para identificar causas genéticas de doenças ou deficiências.

Os clientes relatam experiências revigorantes e a descoberta de novos significados de vida a partir da filosofia vivenciada no Kur. O retorno constante e a alta taxa de indicação reforçam que o local supera expectativas.