Sete porções diárias de frutas, legumes e verduras reduzem risco de morte

6/5/2020
Sete porções diárias de frutas, legumes e verduras reduzem risco de morte

As porções diárias de frutas, legumes e verduras recomendadas como ideais podem, e devem, ser variadas

A alimentação é um item fundamental para a saúde. Somos o reflexo daquilo que comemos, pois cada célula é formada a partir dos nutrientes que fornecemos ao organismo por meio da alimentação. A falta ou quantidade insuficiente de um único nutriente já é capaz de gerar consequências negativas ao organismo. Os alimentos são como remédios naturais. E neste período, quando a saúde está sendo ainda mais desafiada, é essencial manter uma alimentação equilibrada.

Ao contrário do que muitos pensam, manter uma dieta saudável não é caro. Em Gramado, levantamento de preços realizado pelo Kurotel apontou que para comprar as sete porções diárias de frutas, legumes e verduras (como na foto), recomendadas para uma boa saúde, o custo é de R$ 1,62, por dia. Pesquisando outras opções, é possível que o valor diário seja menos que R$ 1,00.

Estudos científicos indicam é que a saúde nutricional de um indivíduo é, sem dúvida, altamente importante para a imunidade. As vitaminas e minerais, por exemplo, desempenham papeis importantes para a nossa saúde, já que atuam na formação dos ossos e dentes, mantém o equilíbrio de líquidos e substâncias, controlam os batimentos cardíacos e impulsos nervosos, promovem o funcionamento adequado de muitos sistemas do corpo além de produzirem enzimas para a realização de todos os processos metabólicos.

“Para manter a saúde do organismo, o ideal é ingerir no mínimo sete porções de vegetais ao dia, entre frutas e verduras de cores diferentes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura do verão”, explica a médica nutróloga, Mariela Silveira, que é a diretora clínica do Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, localizado em Gramado, na Serra Gaúcha.

Pesquisas reforçam a importância do consumo de frutas, legumes e verduras

Um trabalho publicado na Journal o Epidemiology and Community Health, em 2014, precisa ser aproveitado neste momento. Pesquisadores da University College London estudaram 65.226 homens e mulheres acima de 35 anos de idade e os acompanharam durante 7 anos e meio para avaliar o impacto da ingesta de frutas verduras e legumes ao dia na saúde.

Quem comia no mínimo 3 porções ao dia, tinha 14% menos risco de mortalidade, quem comia pelo menos 5 tinha 29% menos, quem comia 7 porções reduzia em 36% e quem comia mais do que 7 porções de frutas, verduras ou legumes ao dia reduzia para 42% o risco de morte, incluindo doenças cardiovasculares e câncer. Ou seja, quanto mais frutas e vegetais as pessoas comiam, menor a probabilidade de morrerem, em qualquer idade.

Se este trabalho mostra que a mortalidade reduz comendo frutas, verduras e legumes, significa que o organismo se torna mais forte e o reconhecimento de doenças, bem como sua recuperação, também. Por isso também, esta é uma medida barata e de saúde pública.

As 07 porções diárias

Além de variar os itens da dieta, a dica é que cada porção seja proporcional ao tamanho da palma da mão. Pode-se comer à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Os cereais integrais também são boas opções para o verão já que combinam com saladas e pratos frios em geral.

Opções integrais de alguns alimentos, como pães, cereais matinais e arroz são as melhores alternativas. Em relação a carnes, as magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas, evitando desconfortos além de serem mais saudáveis. A melhor escolha são as carnes brancas, de aves, peixes, ou, cortes de carne vermelha, magras.

Os chás também são indicados no verão com objetivo de auxiliar a desinchar e desintoxicar, são eles hibiscus, gengibre, chá verde e branco, dente de leão, além disso, podemos fazer a misturas desses chás com hortaliças e frutas, chamando de suchás. Outra opção os sucos de frutas naturais são uma ótima escolha para quando o clima está quente demais ou mesmo para as pessoas sem tempo de se alimentar com calma. Possuem muitos nutrientes e podem corrigir certas necessidades orgânicas.

Orientação Kur

O Kurotel foi eleito no final de 2019 como o “Melhor Centro Médico das Américas” por cinco anos consecutivos pelo World Luxury Spa Award, e é também creditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de Spas; além de ser apontado como um dos melhores SPAs médicos do mundo pela Lux Life Magazine.

Considerando que os alimentos são como remédios naturais, a equipe Kur elaborou um e-book especial, com receitas para manter a imunidade alta. O material pode ser baixado gratuitamente do site do centro de saúde e bem-estar de Gramado, pelo link: www.kurotel.com.br/nutricao

Leia também