Corpo e Mente

Rotina equilibrada pode fortalecer saúde mental

9/10/2025
Kurotel
Rotina equilibrada pode fortalecer saúde mental

Em meio à correria do dia a dia, é comum negligenciarmos nossas necessidades emocionais e mentais. No entanto, manter uma rotina equilibrada (com momentos dedicados ao descanso, à alimentação saudável, à prática de atividades físicas e ao autocuidado) pode ser um dos pilares mais importantes para preservar a saúde mental. Estabelecer hábitos consistentes não significa viver de forma rígida, mas sim criar uma estrutura que traga estabilidade, reduza o estresse e aumente a sensação de bem-estar.

"Sem dúvida, manter uma rotina de vida auxilia na promoção da saúde mental", afirma a médica Daniele Rossi, da equipe técnica do Kurotel. Segundo ela, a rotina gera previsibilidade, oferece estrutura e proporciona senso de controle sobre o dia - fatores que reduzem a ansiedade e o estresse, além de promoverem estabilidade emocional. "A rotina ajuda a regular o nosso relógio biológico (ritmo circadiano) para um bom funcionamento do ciclo sono-vigília, impactando positivamente no humor, na concentração e nos níveis de energia ao longo do dia", explica.

Controle do estresse e ansiedade
Conforme a Dra. Daniele Rossi, adotar uma rotina estruturada é uma excelente estratégia para controlar a ansiedade e o estresse, pois proporciona previsibilidade, segurança emocional e senso de controle (elementos fundamentais para a regulação das emoções). Além disso, reduz a incerteza e a sensação de descontrole, o que gera conforto para o cérebro, ajuda a estabilizar o humor e aumenta a tolerância ao estresse.

A médica destaca que a adoção de alguns hábitos favorece o equilíbrio emocional de forma geral. Dormir e acordar em horários regulares, por exemplo, ajuda a reduzir a produção excessiva de cortisol, o hormônio do estresse. Ter refeições equilibradas em horários previsíveis contribui para manter os níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa saudável, o que influencia positivamente o humor e os níveis de energia ao longo do dia.

A prática regular de exercícios físicos estimula a liberação de endorfinas, que atuam como ansiolíticos naturais. Já um planejamento diário realista, que inclua tanto tarefas essenciais quanto pausas, evita a sobrecarga mental e favorece a produtividade sem exaustão.

Rotinas realistas
Por outro lado, a Dra. Daniele Rossi ressalta que uma rotina com regras muito rígidas, marcada pelo perfeccionismo e pela falta de espaço para imprevistos, pode gerar ainda mais estresse, frustrações, ansiedade e culminar em exaustão mental. "O excesso de controle sobre horários ou tarefas pode prejudicar a criatividade, o lazer e os vínculos afetivos, que são fundamentais para o equilíbrio emocional", afirma.

O excesso de controle e as rotinas inflexíveis dificultam a adaptação a imprevistos e tornam desafiador lidar com situações comuns do dia a dia, como atrasos ou mudanças de planos. Além disso, podem prejudicar os vínculos sociais ao limitar a espontaneidade e a disponibilidade emocional.

Esses efeitos se tornam ainda mais evidentes quando comparamos os dois extremos da organização cotidiana. Enquanto uma rotina rígida ou exaustiva impõe padrões excessivos baseados em auto cobrança, medo de falhar e desejo de controle, a rotina equilibrada é estruturada, mas flexível. Ela combina horários e hábitos regulares com espaço para pausas, ajustes e imprevistos - tudo isso sem culpa.

"A rotina equilibrada é guiada pelo autoconhecimento, respeitando limites e necessidades pessoais, para que o dia seja organizado de forma realista e sustentável. Há equilíbrio entre produtividade e descanso, com tempo para trabalho, lazer, autocuidado, sono e vínculos afetivos", afirma a médica. De acordo com ela, a rotina saudável não pesa: ela dá suporte ao bem-estar físico, mental e emocional.

Rotina: regra ou escolha?
Uma rotina equilibrada deve seguir um padrão universal ou ser adaptada a cada pessoa? Segundo a Dra. Daniele Rossi, o equilíbrio está justamente em adaptar a rotina à realidade, ao ritmo e às necessidades individuais. "Embora não exista um modelo universal que funcione para todos, alguns hábitos fundamentais devem estar presentes sempre que possível: sono de qualidade (preferencialmente noturno e regular), alimentação saudável, descanso e prática regular de atividades físicas", informa.

Cada pessoa tem um ritmo biológico único: algumas rendem mais pela manhã, outras à noite. A médica explica que esse cronotipo influencia os melhores horários para dormir, trabalhar ou se exercitar. "O autoconhecimento é a base para construir uma rotina funcional e leve, ajustada ao próprio tempo, energia e limites, sem culpa ou comparação”, diz

Iniciando uma rotina equilibrada
O primeiro passo para quem quer iniciar uma rotina equilibrada, recomenda a Dra. Daniele, é começar de forma simples e adaptada à sua realidade. Confira a seguir estratégias práticas sugeridas pela médica para iniciar e manter essa rotina:

- Evite mudanças radicais e priorize pequenos ajustes sustentáveis;
- Inicie com hábitos essenciais, como horários mais regulares para dormir e se alimentar;
- Estabeleça horários de referência, não regras rígidas; tenha "janelas" aproximadas para acordar, comer e trabalhar, ajudando a manter o ritmo sem frustrações;
- Aos poucos, inclua novos hábitos, como pausas reais durante o dia: 5 minutos de respiração consciente, uma caminhada curta ou um café tranquilo, longe das telas;
- Crie rituais para iniciar e finalizar o dia, como alongar e tomar água ao acordar, e ler ou tomar banho relaxante à noite;
- Use ferramentas simples de organização (listas, agendas ou apps de tarefas) para visualizar o dia e aliviar a sobrecarga mental;
- Inclua atividades que lhe façam bem: lazer, vínculos sociais e momentos de prazer são prioridades para a saúde.

Como o Kur pode ajudar?
O Kurotel, melhor spa médico das Américas, oferece um ambiente ideal para quem busca construir uma rotina equilibrada, combinando práticas de bem-estar físico, emocional e mental. Com programas personalizados que incluem atividades como meditação, exercícios físicos, alimentação saudável e acompanhamento terapêutico, o Kur ajuda a estabelecer hábitos que promovem o equilíbrio diário. Dessa forma, ao adotar essa rotina estruturada, você fortalece sua saúde mental, reduz o estresse e aumenta a sensação de qualidade de vida. Clique aqui e saiba mais!

Dra. Daniele dos Santos Rossi - Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2018, e pós-graduada em Dermatologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas (IBCMED) em 2022 - CREMERS 45962

Leia também