Corpo e Mente

Orientações Kur para parar de fumar

30/4/2021
Orientações Kur para parar de fumar

Por que a nicotina vicia?

A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco possui propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência. O quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para o consumo, estabelecendo-se assim um padrão de autoadministração caracterizado pela necessidade tanto física, quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.Dependendo da suscetibilidade individual, alguns fatores serão decisivos para estimular o indivíduo atender a essa tendência humana de buscar nas drogas o alívio para suas tensões.

Como começar a deixar o vício?

Comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.

Orientações para parar de fumar:

→ O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, facilitando a abordagem intensiva do tabagista;Reconheça e aumente o repertório de atividades prazerosas, que não estejam vinculadas ao uso de cigarro;→ Modifique os ambientes que estavam ligados ao uso do cigarro (automóvel, ambientes da casa);→ Elimine objetos ligados ao tabagismo (isqueiros, cinzeiros, cigarros);→ Higienize roupas, automóvel, ambientes da casa, para tirar as memórias do cigarro; perfume com outros cheiros olfativos esses ambientes→ Escove os dentes após as refeições e vá para um ambiente em que nunca fumava;→ Comunique aos amigos e parentes que parou de fumar, a fim de que auxiliem não oferecendo cigarro;→ Modifique os comportamentos que estavam associados ao uso dos cigarros conscientes (por exemplo, se após a refeição fumava em determinado ambiente, estabeleça estratégias do tipo: escove os dentes, vá para outro ambiente, dê uma caminhada, respire fundo e solte lentamente, desvincule o pensamento do cigarro);→ Esteja acompanhada(o) da garrafa de água e busque desvincular seu pensamento do cigarro, nas horas de maior desejo, pense em outras coisas, saia do ambiente;→ Valorize cada dia que não fumou e reflita sobre os benefícios ao seu corpo (olfato, capacidade respiratória, sabor dos alimentos, a diferença do cheiro nas roupas, no cabelo, na pele);→ A cada superação de momentos críticos, busque ter atividades prazerosas ligadas ao autocuidado como prêmio (exemplo: uma massagem);→ Caso tenha uma recaída, lembre-se: você é um ser humano, que como todos pode ter momentos de fraqueza, mas busque refletir sobre seu comportamento, pensando sobre qual situação o levou a fazer uso do cigarro, para que sirva de aprendizado. Não se culpe e lembre que você já venceu outros dias e retome sua trajetória, pois nada está perdido, estes momentos podem servir para fortalecer ainda mais sua parada, portanto não desista.Lembre-se: Cada desejo irá durar no máximo 10 minutos, por isso tenha bem definido as estratégias comportamentais, para superar estes obstáculosAgora que você parou, lembre-se de que o que você tem que evitar: é a primeira tragada.

Como lidar com a abstinência?

É normal que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a diminuir com o tempo.Quando o fumante para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, tais como: dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica, dentre outros. Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência da nicotina, que quando acontece, tende a desaparecer em uma a duas semanas.Se a recaída ocorrer não deve ser encarada como fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar. Dê-se várias chances até conseguir.

O que acontece ao parar de fumar?

→ 20 minutos: a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal, a temperatura das mãos e pés aumenta;→ 8 horas: os níveis de monóxido de carbono retornam ao normal e os níveis de oxigênio no sangue aumentam;→ 1 dia: redução do risco de ataque cardíaco;→ 3 dias: relaxamento dos brônquios e aumento da capacidade respiratória e a capacidade de sentir cheiro e sabor melhora;→ 2 a 12 semanas: melhora da circulação;→ 1 a 9 meses: redução da tosse e infecções das vias aéreas, melhora da respiração e da capacidade física;→ 1 ano: redução do risco de doença coronariana em 50%;→ 10 a 15 anos: o risco de morte por doença coronariana se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou;→ 15 a 20 anos: o risco de câncer se aproxima do risco de uma pessoa que nunca fumou.

Precisa de ajuda?

O Kurotel oferece um plano especializado para quem está buscando desintoxicar do tabaco. O plano Mind Detox Kur é indicado para quem deseja alcançar o perfeito equílibrio entre o corpo e a mente. Com técnicas exclusivas para gerenciar as emoções, você descobre como controlar o estresse, a ansiedade e o seu vício. Além disso, você também é convidado a viver uma experiência única de relaxamento e renovação com as terapias e atividades exclusivas do Melhor Spa da América Latina.

Leia também