Dra. Mariela Silveira – Médica Especialista em Nutrologia e Terapia Cognitiva, Diretora Técnica do Kurotel – explica como formular metas de saúde que sejam possíveis de realizar no próximo ano.

No início do novo ano, as pessoas costumam fazer planos para o que querem em suas vidas, incluindo trabalho, viagens, ter relacionamento, começar a meditar, emagrecer, não fumar, parar de beber…

Mas na maior parte das vezes, esses planos se perdem no meio do caminho, as mudanças pretendidas terminam por não acontecer e frustração ganha espaço.  Por que isto tende a acontecer? Como encurtar a distância do que desejamos daquilo que realmente concretizamos?

Para compreender melhor este tema tão chave para todos nós, a ciência do comportamento tem se dedicado a desvendar esse desafio e proposto novas abordagens. O primeiro ponto importante a ser visto, pode ser encontrado na citação de William Shakespeare quando diz que “nossos corpos são jardins e nossos desejos são os jardineiros”. Certamente, para que possamos construir tudo à nossa volta, precisamos olhar profundamente para nossos sonhos.

E quando falamos em construir uma saúde melhor, também precisamos visitar nossos anseios. O que lhe motiva a estar vivo? O que realmente gosta ou gostaria de fazer na vida, para que haja necessidade de saúde física e mental acompanhar estes sonhos? Pode-se dizer que ter clareza da vontade pode ser útil para se ter força. Entretanto, a conhecida “força de vontade”, ainda assim, sozinha, não é suficiente para acontecer o resultado de saúde, como estuda a psicóloga Wendy Wood da Universidade do Sul da Califórnia.

É necessário aumentar a sincronia daquilo que se sente, com aquilo que se pensa e com a atitude. Em suma, um resultado para a saúde só acontece quando há uma mudança de comportamento, e fundamentalmente, a criação de uma rotina que propicie o novo hábito ser praticado. Desta forma, se a intenção é emagrecer, por exemplo, não vale somente colocá-la no check list do início do ano.

Usando-se do esquema proposto por Di Clemente e Prochaska para a mudança de comportamento, vemos que envolve, além da pré-contemplação, as fases de contemplação, planejamento, ação, manutenção e prevenção de recaída.   Portanto, para o desejo de redução de peso ter sucesso, é necessário se agendar uma consulta médica e nutricional, um espaço reservado na agenda para as atividades necessárias, uma combinação de tempo e espaço para a realização de exercícios físicos, prática de novos hábitos alimentares, a redução de ingesta de doces e alimentos inadequados através de novas listas de compras e receitas, revisão nutricional, reavaliação das metas e etc.

De um modo geral, algumas orientações podem ser úteis para facilitar que as novas metas existam e tenham grande chance de acontecer. Seguem 10 passos aqui:

  • MOTIVO– Ter presente em sua mente e por escrito o motivo para estar vivo e com saúde (você pode fazer um cartão lembrete para deixa-lo mais motivado, e deixar acessível para ser visto diariamente, em um porta-retrato ou lousa …)

 

  • META– Anotar as metas do que deseja melhorar em sua saúde (procure fazer metais reais e plausíveis que podem incluir peso, pressão arterial, colesterol, taxas de açúcar, melhorar tempo sono, digestão…)

 

  • PONTO-FRACO – Perceber e anotar aquilo que tem feito e que pode não estar adequado (falta de exercício, insônia, adição tecnológica, estresse…)

 

  • SUBSTITUIÇÃO BOA – Definir como estes comportamentos podem ser substituídos (ex, ao invés de ficar nas redes sociais até de madrugada, ler um livro até as 22horas).

 

  • AGENDA SEMANAL – Fazer uma agenda de segunda a domingo, colocando os dias e horários em que deseja realizar as ações de saúde (fundamental para a pratica e repetição do hábito desejado; lembrando-se de contemplar o tempo de sono, tempo para as refeições, tempo e local para exercício físico, tempo e local para estar com família e amigos e etc).

 

  • FEEDBACK – Criar um quadro visual para acompanhar seu resultado (diariamente ou semanalmente, colocar no quadro como você está evoluindo, preferencialmente que fique em local de fácil acesso, como no espelho do banheiro ou na porta da geladeira).

 

  • AJUDA– Peça ajuda para profissionais e familiares (a chances de sucesso aumentam muito quando se compartilha o desejo e pode se receber apoio para que ocorra).

 

  • RECOMPENSA– Estabelecer pequenos prêmios para você mesmo, na medida em que desempenha bem (gratificações saudáveis são interessantes para que você continue no caminho correto, por exemplo, fazer um banho especial após ter cumprido a rotina de exercícios, ou uma massagem se conseguiu reduzir a cintura abdominal ou um passeio ao ar livre se diminuiu o tempo de tela…)

 

  • DESFRUTAR A JORNADA– Curtir cada momento (os trabalhos têm mostrado que isto pode ser crucial para o sucesso da mudança de comportamento de saúde, além de pensar no resultado final, é fundamental encontrar satisfação em cada momento da jornada).

 

  • REVISÃO – Revise a cada tanto aquilo que planejou e verifique se suas metas estão adequadas (aqui pode ser feito uma análise do que eventualmente pode não estar dando certo e fazer correções e do que está indo bem e como facilitar que isto acontece ainda mais).

 

Um enfisema ou um câncer de pulmão, pode ter sido decorrente a um tabagismo crônico, feito dia após dia. Parar de fumar, envolve um plano, um acompanhamento e mas também uma necessidade de se reconectar com um novo habito saudável e prazeroso, por exemplo, pintar, dançar, cantar ou plantar.

Não é simplesmente se retirar uma velha atitude, é necessário se desenvolver uma nova via cerebral de recompensa positiva. Digo isto, porque depois de quase 20 anos trabalhando com mudanças de comportamento, observamos que na maior parte das vezes, a saúde é um resultado de hábitos praticados dia a dia.

E hábitos precisam de tempo e espaço para acontecerem. A chances de se manterem aumenta muito com o acompanhamento e principalmente, quando há satisfação durante sua prática. Portanto, incorporá-los a rotina, mas com prazer, pode ser fundamental para que a sonhada meta saia do sonho e torne-se uma realidade.