A qualidade do sono desempenha um papel fundamental na saúde mental, influenciando diretamente nosso bem-estar emocional e psicológico. Dormir bem não é apenas uma necessidade física, mas também essencial para o equilíbrio mental, ajudando a regular o humor, a memória e a capacidade de lidar com o estresse. "A qualidade do sono está diretamente ligada à preservação da saúde emocional", afirma o psicólogo Auro Azevedo, da equipe técnica do Kurotel.
"Uma noite com sono reparador é fator essencial para a manutenção do humor, diminuição da irritabilidade, diminuição da produção do hormônio do estresse (cortisol), prevenção da ansiedade, da depressão e da melancolia", completa o psicólogo. Ele explica que uma boa noite de sono também melhora a prevenção e controle da diabetes, a hipertensão arterial e a diminuição de massa gorda e de algumas cardiopatias.
A qualidade do sono tem um impacto significativo na forma como o cérebro processa e regula as emoções. De acordo com Auro Azevedo, a saúde emocional está associada a uma boa qualidade do sono e aos cuidados com a higiene do sono. "Um bom equilíbrio psíquico depende de um sono reparador e sem interrupções, com as fases completas do sono, as fases REM (sono profundo) e não REM", diz.
"Quando falamos de saúde emocional, não podemos esquecer que o sono reparador é essencial e, para que ele aconteça, são necessários os cuidados e a manutenção de uma boa higiene do sono", explica o psicólogo. "Quanto mais se investe em higiene do sono, maior a possibilidade de prevenção de problemas emocionais. O sono reparador é vital para uma defesa emocional eficiente e duradoura, para a manutenção de uma perspectiva positiva da vida e do futuro", completa.
Círculo vicioso
Existe um círculo vicioso entre distúrbios do sono e problemas de saúde mental, como a ansiedade. O sono e a saúde mental estão intimamente relacionados e, quando um é afetado, o outro também pode ser prejudicado, criando um ciclo difícil de quebrar.
"Um dia produtivo e de qualidade, sem influências negativas na saúde mental, depende entre outras coisas, de uma boa noite de sono. A manutenção de alguns hábitos não saudáveis prejudicam nossa rotina de sono e nossa higiene do sono, como ouso de telas (TV, celular ou tablet) antes de dormir, o consumo de bebidas estimulantes ou com cafeína após as 16h, atividades físicas ao final do dia ou o consumo de álcool ou tabaco", informa Auro Mauro.
Sono e memória
O sono inadequado pode afetar o funcionamento cognitivo, incluindo memória, concentração e outras funções cerebrais. "O sono adequado é o resultado de um sono reparador e completo, com todas as fases do sono vivenciadas" esclarece o psicólogo. "E é na fase REM, a mais profunda, que acontecem os sonhos, a fixação da memória e o descanso profundo, essencial para a reposição da energia física, da cognição e da memória", acrescenta ele.
Estresse crônico
O estresse crônico pode afetar significativamente tanto a qualidade do sono quanto a saúde mental. Segundo Auro Mauro, o estresse crônico interfere no desenvolvimento do estágio 1 do sono, em que ocorre o início do sono, a desaceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, quando os músculos do corpo entram em um estado de relaxamento. Assim fica mais difícil relaxar e adormecer.
O estresse também pode levar a despertares frequentes durante a noite, interrompendo o ciclo normal de sono e impedindo o sono reparador. O estresse prolongado pode contribuir para distúrbios como insônia, que é caracterizada pela dificuldade persistente em adormecer ou manter o sono.
Meditação e relaxamento para ajudar
Práticas como a meditação e o relaxamento podem ter um impacto muito positivo tanto na qualidade do sono quanto na saúde mental. Elas atuam de maneira integrada, ajudando a reduzir os níveis de estresse, melhorar o foco mental, e restaurar o equilíbrio emocional.
"A meditação e o relaxamento têm como consequência a redução de estresse, a redução da frequência cardíaca, da frequência respiratória, o aumento do relaxamento das fibras musculares e a melhora da qualidade do sono", explica Auro Mauro.
Como o Kur pode ajudar
O Kurotel pode ser um grande aliado para quem enfrenta dificuldades para dormir. Contamos com o protocolo da higiene do sono, um conjunto de práticas e orientações personalizadas que ajudam a melhorar a qualidade do sono de forma natural e eficaz. Além disso, oferecemos acompanhamento com especialistas e recursos integrativos que promovem o equilíbrio do corpo e da mente, contribuindo para noites mais tranquilas e reparadoras. Clique aqui e saiba mais!
Auro Mauro Azevedo - Formação em Psicologia pela Universidade de São Marcos (2001). Pós-graduação em Psicologia Jurídica: Família, Infância e Juventude pelo Instituto de Psicologia de São Paulo (2005). Pós-graduação em Psicologia Hospitalar pelo Hospital de Clinicas - FMUSP (2006). Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Metodista (2023). Mestrado em Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2012).