Corpo e Mente

Veja como aumentar a imunidade no inverno

6/6/2024
Kurotel
Veja como aumentar a imunidade no inverno

Com a chegada do inverno, é importante manter a imunidade em boas taxas. Isso porque o sistema imunológico está diretamente ligado à proteção do organismo e, nessa época do ano, as pessoas costumam ter mais gripes e resfriados. As temperaturas mais frias e o fato de as pessoas permanecerem mais tempo juntas em ambientes fechados criam condições favoráveis para que os vírus se disseminem mais facilmente. São os nossos hábitos e situações cotidianas que influenciam para que a imunidade esteja em níveis bons ou ruins.

Confira dicas para manter o sistema imunológico fortalecido no inverno:

Vitamina D: no inverno, passamos mais tempo em ambientes fechados, nos expondo menos à luz solar. Apesar de a vitamina D ser encontrada em alguns alimentos, tomar sol é a sua principal fonte. Por isso, estar em contato com a natureza e se expor ao sol ajudam a manter os níveis adequados dessa vitamina, que fortalece o sistema imunológico e previne doenças infecciosas.

Não abusar da ingestão de álcool: o consumo excessivo de álcool pode comprometer a função imunológica, afetando as defesas do organismo e tornando o corpo mais suscetível a infecções respiratórias comuns no inverno, como a gripe.  Moderar o consumo do álcool é importante para manter a imunidade alta durante essa estação.

Não fumar: assim como o álcool, o tabagismo enfraquece o sistema imunológico e aumenta o risco de infecções respiratórias. Parar de fumar é uma medida essencial para fortalecer a imunidade e deixar a saúde protegida durante o inverno.

Ter uma alimentação reforçada: optar por uma dieta equilibrada, rica em nutrientes como zinco (encontrado em frutas cítricas e leguminosas) é importante para fortalecer as defesas do organismo. É indicado não abusar dos carboidratos nessa época do ano, apostando em alimentos mais naturais.

Manter os exercícios em dia: não use o frio como desculpa para deixar de praticar exercícios físicos. Fundamental para o corpo, a atividade física torna o organismo mais resistente às doenças típicas do inverno, como gripes e resfriados.

Ter um sono regulado: uma boa noite de sono é essencial para a saúde e para fortalecer o sistema imunológico. Durante o inverno, a tendência é passarmos mais tempo em ambientes fechados, o que pode afetar a qualidade do sono.

Como o Kur pode auxiliar
Com instalações amplas e sofisticadamente ac olhedoras, o Kurotel, em Gramado, proporciona a oportunidade para realizar todas essas boas práticas, sendo um destino para cuidar da saúde por meio da prevenção. Conheça nossos planos, faça a sua reserva no Kurotel e venha desfrutar de cuidados consigo mesmo!

Leia também