Corpo e Mente

A importância da meditação

4/8/2022
A importância da meditação

Você sabia que a meditação é essencial para manter o equilíbrio do corpo e da mente? Nos últimos dez anos, neurocientistas têm se dedicado para compreender a meditação e seus resultados. Diferentes técnicas, abordagens e metodologias foram avaliadas e os desfechos mostram benefícios muito significativos para a melhora da saúde física em praticantes da meditação. Para o cérebro, os resultados são muito impactantes. Segundo a médica diretora do Kurotel, Mariela Silveira, os trabalhos de Lazar (Harvard) e Davidson (Winsconsin) foram muito claros ao mostrarem o aumento do córtex cerebral. E a brasileira Kozasa e sua equipe (USP) conseguiram diferenciar o cérebro de quem medita daqueles que não meditam regularmente com mais de 94% de acurácia.

Passo a passo para meditar em 1 minuto:

  1. Sente-se em uma cadeira com encosto ereto. Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos ou abaixe o olhar.
  2. Concentre a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo. Observe a respiração sem esperar que algo de especial aconteça. Não há necessidade de alterar o ritmo natural.
  3. Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, traga sua atenção de volta à respiração, suavemente. Trazer a atenção de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena.
  4. Sua mente poderá ficar tranquila como um lago – ou não. Seja lá o que aconteça, permita que seja como é.
  5. Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o ambiente novamente.

Mindfulness: o que isso significa?

O Mindfulness, ou atenção plena, é um treinamento intensivo dos processos atencionais, no corpo e na meta-atenção (observação dos pensamentos). Não é uma técnica de relaxamento, mas uma prática científica de promoção de saúde física e mental.Pode ser aprendido por meio de treinamento formal ou informal. A prática formal refere-se à meditação e é uma oportunidade de vivenciá-la em níveis mais profundos. A prática informal, por sua vez, refere-se à aplicação das habilidades de mindfulness na vida diária. Os objetos de experiência na prática de mindfulness podem incluir a respiração, as sensações no corpo, os pensamentos, as emoções, o movimento, os sons, uma situação. Tudo pode ser feito usando-se da atenção plena.

Em que prestar atenção:

Os objetos de experiência na prática de mindfulness podem incluir a respiração, as sensações no corpo, os pensamentos, as emoções, o movimento, os sons, uma situação, uma atividade.

Os possíveis benefícios do mindfulness são:

Como exercitar o Mindfulness:

Tenha consistência!

A meditação tem efeito na regulação do humor. Os resultados, assim como outras técnicas de treinamento mental, são dependentes da frequência. A repetição é importante para o desfecho.

Leia também