Como é hospedar-se no Kurotel, quatro vezes eleito o Melhor Centro Médico e Spa de Luxo da América do Sul

Por Helena Galante

 

Na última segunda-feira de 2021, levei ao ar no podcast Jornada da Calma uma deliciosa conversa com a médica Mariela Silveira. Presidente da ONG Mente Viva, que desde 2007 já ajudou mais de 200.000 crianças a entrarem em contato com a meditação, ela falou sobre a necessidade de treinarmos uma capacidade de ver a vida de forma mais ampla, com menos julgamentos, para desfrutarmos de mais estabilidade e felicidade. Tamanho cuidado com os nossos estados mentais impressionou – mas não tanto quanto a descoberta da extensão desse cuidado em busca da nossa saúde integral.

Dr Luis e Dra Mariela

A primeira e a segunda geração de médicos da família Silveira seguem à frente do negócio, cuidado de cada detalhe dos clientes.

Mariela é uma das diretoras do Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar fundado em 1982 por seus pais, Luis Carlos Silveira e Neusa Silveira, e administrado também por sua irmã, Rochele Silveira. A estrutura familiar por trás do SPA e centro médico garante o clima de acolhimento, mas foi a excelência técnica e o programa inovador que nos ajuda a mudar definitivamente aqueles hábitos difíceis de mudar que me encantaram durante a minha visita ao espaço. Acompanhe passo a passo como é a experiência de hospedar-se no espaço quatro vezes eleito o Melhor Centro Médico e Spa de Luxo da América do Sul.

A CHEGADA

O Kurotel fica na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Na experiência de saúde ideal proposta pelo centro, alguns pontos de atenção são o ótimo funcionamento do metabolismo,a mente com alta performance, a nutrição gourmet, o coração servindo ao propósito e o auxílio à descoberta do que é preciso para mudar o rumo da vida. Para isso, tanto o relaxamento ao ar livre quanto os cuidados médicos estão no foco.

Para garantir a segurança de todos, o SPA realiza o teste antígeno para Covid logo na entrada. Com o negativo em mãos, o funcionário que me recebeu apresentou todo o espaço e me levou até o meu quarto, uma Suite Contemporânea, na área mais nova do SPA. O check-in é feito no próprio quarto, enquanto beliscava uma salada de frutas e um golinho do “espumante” sem álcool de marca própria, feito de suco composto de maçã e uva.

 

Todos os hóspedes recebem uma programação diária de todas as atividades previstas – com indicação do local onde ela será realizada e qual o traje necessário (algumas dependem de roupa de piscina e roupão, por exemplo). A triagem inicial com a enfermagem é fundamental para a decisão de como será o seu programa. Emagrecimento é um dos objetivos dos visitantes, mas não o único.

Há atividades para quem aliviar o estresse (meu caso) ou até recuperar as energias após um tratamento de quimioterapia para câncer, por exemplo. Tenho 1,69m de altura – e cheguei no Kurotel pesando 62,95kg. Como iria contar todos os detalhes da experiência para vocês aqui na BOA FORMA, junto com as atividades de relaxamento, decidi também experimentar um programa alimentar um pouco mais restrito, para identificar como meu corpo reagiria (spoiler: ele reagiu MUITO bem).

UM RAIO-X DA SUA SAÚDE INTEGRAL

O diagnóstico da saúde corporal vai muito além da balança. Na sequência da triagem, passei por uma conversa com a médica diretora Mariela Silveira – se tiver exames de check-up recentes, vale a pena levar para avaliação da equipe. Mas também é possível realizar todos os procedimentos lá mesmo, de exames de sangue simples até exames genéticos que ajudam a identificar mutações associadas a patologias (o Longevity) ou prevenir o aparecimento de problemas relacionados à idade (a Avaliação do Telomero), por exemplo. Quem já fez algum acompanhamento nutricional já está acostumado com o exame de bioempedância. No Kurotel, é realizada uma versão diferente desse exame – é a avaliação corporal por imagem, feita deitado no equipamento DEXA.

O escaneamento não demora mais do que 15 minutos – mas as descobertas são incríveis. Ali descobri que meu percentual de gordura atual é de 33,3%, o que está considerado dentro da zona considerada saudável, que vai de 25,5 até 35,5% de gordura. O índice de massa muscular estava também, com índice de massa magra de 6kg/m2 – ainda assim, a recomendação de aumentar a massa grama foi sinalizada pela responsável. A análise corporal especifica cada região do corpo – foi quando descobri que meu tecido adiposo visceral, ou seja, a gordura junto dos órgãos, estava em 170g (o ideal é abaixo dos 500g).

Já na região ginóide (a área em volta das coxas e quadris) era onde a concentração de gordura estava mais proeminente. Saí da sessão sem uma definição de peso ideal (feliz por não precisar me submeter ao peso da balança), mas com mais vontade de cuidar do corpo. Consultas com psicólogo, nutricionista e educador físico completam o “raio-x” inicial da saúde do cliente.

UM SPA PARA MUDAR HÁBITOS: UM DIA COMPLETO DE CUIDADOS

As programações começam cedinho no Kurotel. Depois do café da manhã às 7h15 (vamos falar sobre a comida deliciosa do espaço logo mais), há uma prática coletiva de caminhada. São 60 minutos que podem ser no próprio bairro Bavária, onde o SPA fica em Gramado, ou no Lago Negro, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade (para chegar até lá, o Kurotel disponibiliza uma van para os hóspedes).

Ao contrário do treino individual, que atende às demandas específicas de cada um, a caminhada conjunta tem o objetivo de colocar o corpo em movimento – justamente um dos pilares de BOA FORMA, mas que muitas vezes durante a rotina nós deixamos de lado. Incluir caminhadas breves no dia a dia foi um dos novos hábitos que consegui incorporar depois da visita.

Cada um segue o seu ritmo – quem está hospedado há mais tempo costuma puxar a fila da caminhada rápida – e ao retornar, todos com o corpo aquecido, o convite é para tirar os tênis e meias para fazer uma caminhada num circuito de águas frias montado sobre pedras. O choque térmico ajuda na restauração das energias e os formatos irregulares das pedras fazem uma massagem vigorosa na planta dos pés, como uma sessão expressa de reflexologia. Energias recuperadas, é hora de partir para o treino de musculação.

Orientada pelo professor Luciano Sanseverino, a aula de 60 minutos foi em formato de circuito. Os aparelhos de última geração eram higienizados após o uso de cada aluno – e os treinadores acompanhavam os movimentos passo a passo para corrigir a postura, se necessário, e ajudar a fazer ajustes de carga, baseados nos objetivos traçados na conversa do primeiro dia. Na sequência, já estava prevista uma aula de hidroginástica com o professor Eduardo Schsumloeffel. Talvez essa tenha sido minha maior surpresa: a primeira aula de hidro da minha estadia, voltada para os membros superiores, foi super cansativa. A segunda aula, com mais exercícios para as pernas, também me fez suar, mesmo dentro d’água.

Nenhuma atividade, porém, foi mais intensa do que o circuito funcional, com movimentos avançados como agachamentos com peso e burpees – sim, o exercício que deveria estar em todos os seus treinos e a gente explica porque. Nem todos os hóspedes participam dessa aula – e nem todos tem pique de terminá-la, é verdade. Cheguei até o fim, mas comemorei que na sequência teria também atividades beeem relaxantes, ufa!

FLUTUAÇÃO, MASSAGEM E RELAX

Minha primeira experiência numa cápsula de flutuação não poderia ter sido numa atmosfera mais relaxante. Na área do SPA dedicada às terapias de massagem, perto de uma sala com parede de azulejos transformada em cascata com um agradável barulhinho de água, fui convidada a entrar na tal cápsula. Como a água ali dentro é bem salgada, nosso corpo flutua sem dificuldade. Com a porta do compartimento fechada, a sensação é de estar num ambiente bem acolhedor, (há quem compare com o útero materno), ouvindo uma música suave. E quais os benefícios da técnica? “As reações fisiológicas são comparáveis às de outras técnicas de relaxamento.

A flutuação propicia a redução nos níveis de adrenalina e cortisol (os hormônios do estresse) e a liberação de neurotransmissores como endorfinas”, explica Roberto Matheus Durli,  graduado em  Fisioterapia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e especializado em Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid. “As vantagens na prática são a regulação do sistema nervoso que faz baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca e otimiza o fluxo sanguíneo para as extremidades do corpo.” O resultado geral eu comprovei na sequência: menos estresse e ansiedade e melhor controle das dores.

Além da massagem kur, que visa o relaxamento das áreas tensionadas (no meu caso, os ombros), e da massagem ayurvédica (com óleo aquecido e pressão em pontos específicos), experimentei o circuito das águas, uma sequência de banhos relaxantes e terapêuticos. Jaqueline Correa, graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista e especializada  em Pilates Solo e em Osteopatia pelo Centro Brasileiro de Estudos Sistêmicos, explica a primeira etapa: “Uma piscina com água ionizada aquecida tem propriedades cicatrizantes e estimulante da circulação. Pela presença de duchas com jatos d’água, esse banho também auxilia no relaxamento.” Para dar continuidade, o visitante mergulha numa banheira com lodo de propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, proporcionando alívio das dores. Antes de entrar na banheira com sal que facilita a atuação do sistema imunológico e dos fluídos corporais, a terapeuta aplica gelo para aliviar espasmos musculares. A ideia pode assustar, mas acredite – é uma delícia. Para terminar, entrei numa sauna úmida que atua nos sistemas circulatório, respiratório e  imunológico, e depois tomei uma ducha de espuma antioxidante advinda das propriedades da uva.

A piscina externa, ótimo local para banhos de sol, também convida para o relaxamento. Como tenho muito interesse pela meditação, porém, a Doutora Mariela recomendou que eu testasse a prática de coerência cardíaca. Trata-se de um exercício de concentração com feedback constante: a tarefa é acompanhar uma imagem na televisão e concentrar-se na respiração, enquanto um aparelhinho monitora a frequência cardíaca e a coerência das batidas. Durante 20 minutos, consegui manter a frequência média em 79 e a concentração mental alta, por isso ganhei a “nota” 9,4 no final.  Mais um hábito para acrescentar na rotina de mudanças alcançadas: o de meditar concentrando-me nas batidas do coração.

UM SPA PARA MUDAR HÁBITOS: ALIMENTAÇÃO CUIDADOSA

O departamento de nutrição e dietética do Kurotel, comandado por Mariéllen Figueroa e Michelle Trotinho, entrega para cada cliente do SPA um plano alimentar para ser seguido em casa depois do período da hospedagem. Ainda que as porções e necessidades de nutrientes sejam diferentes de pessoa para pessoa, alguns hábitos adotados no SPA são revolucionários e universais, podem beneficiar a todos. A primeira sugestão é mastigar lentamente os alimentos, descansando o garfo na beirada do prato entre as garfadas. No SPA, a apresentação primorosa ajuda a adotar uma postura mais contemplativa e calma na hora das refeições. No dia a dia, a instrução de não beber líquidos durante o almoço e o jantar tem sido a mais difícil de seguir – mas tenho bons motivos para seguir na reeducação.

“Não é aconselhável ingerir líquidos durante as refeições principais do almoço e jantar porque prejudica o processo de digestão. O líquido promove uma diluição do suco gástrico no estômago, que acaba reduzindo a produção de enzimas digestivas, sendo estas responsáveis pela quebra dos alimentos em moléculas menores para os nutrientes serem absorvidos. Além disso, ingestão de líquidos faz com que a mastigação fique prejudicada podendo induzir a comer mais rápido e em maior quantidade, e causar desconforto digestivo, como distensão abdominal e refluxo gastro esofágico. Recomendamos tomar líquidos meia hora antes das refeições e uma hora após”, explica Michelle, pós-graduada em nutrição clínica funcional.

Durante o período no Kurotel, os hóspedes escolhem no dia anterior qual será o cardápio do próximo dia. Além do café da manhã, almoço e jantar, um lanchinho proteico da manhã e um lanchinho da tarde estavam inclusos. Uma fruta antes de dormir também. Comer melhor nem sempre significa comer menos, eu aprendi. Adorei receitas como o tartare de pimentão vermelho com morango e azeitona e o salmão com homus de beterraba assada. Sempre amei as saladas – mas costumo variar pouco o tempero, fico no azeite e sal com pimenta-do-reino.

Lá em Gramado aprendi que posso substituir o sal por grãos de mostarda moídos na hora e caprichar mais nos molhinhos ácidos, como vinagre e limão. Essas e outras ervinhas ficam num carrinho de temperos no salão, trazido à mesa pelos garçons para que cada um escolha seus favoritos. Seguindo a alimentação proposta e os exercícios programados, no final do terceiro dia me pesei e percebi que tinha emagrecido 900 gramas. O benefício mais visível, porém, foi a diminuição da ansiedade – relaxei e respirei fundo como há tempos não conseguia.

 

MÉTODO KUR DE EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Para quem está em busca de um emagrecimento saudável mas não consegue ir até Gramado, o Kurotel oferece um curso on-line focado no Método Kur de Emagrecimento Saudável. Nos dias 2, 3 e 4 de maio, às 19h, haverá uma sequência de aulas abertas no YouTube da marca. Ministradas pela doutora Mariela Silveira, as aulas gratuitas adiantam o conteúdo que será oferecido online: são 14 módulos gravados mais livros de receitas, podcasts, planilhas de acompanhamento e controle.

Há também uma área personalizada para esclarecimento de dúvidas envolvendo os pilares do tratamento, como sono de qualidade e controle das emoções. As inscrições devem ser feitas clicando aqui  ou pelo WhatsApp no número +55 41 99917-1026.

Recentemente, Mariela e a irmã Rochele Silveira estiveram em Israel em busca de novas tecnologias para aprimorar o portfólio de técnicas do SPA. “Não temos dúvida que a tecnologia é importante, mas é o toque humano que faz diferença. Por isso investimos muito em treinamento da equipe, para ela acolher os nossos clientes e oferecer tratamento personalizado”, conta Rochele. “Ser agente transformador na vida de alguém é a maior satisfação, saber que podemos ajudar a pessoa para melhor. Esse é o nosso propósito.”

Todos os 120 funcionários do espaço passam por aperfeiçoamento constante. Como cliente, esse cuidado se reflete tanto em detalhes calorosos, como ser tratada pelo nome em todos os ambientes, quanto na satisfação geral. “A maioria dos nossos clientes retorna ao Kurotel. Esse é um feedback muito importante, indica, que a pessoa fez uma imersão na sua própria saúde, conseguiu mudar hábitos e sabe que pode contar para se cuidar de forma preventiva. Meu pai sempre acreditou que poderíamos evitar doenças ao atuar num estilo saudável. Há 40 anos, quando surgiu o Kur, tudo era muito inovador, precisávamos explicar o conceito.

Hoje, já está claro que cuidar da saúde é uma forma de prolongar nossa qualidade de vida e longevidade”, conclui Rochele. Absolutamente transformada pela experiência, não poderia concordar mais – e querer voltar logo, claro.