Corpo e Mente

Emagrecimento saudável: veja 05 passos essenciais

3/12/2020
Emagrecimento saudável: veja 05 passos essenciais

Com a chegada do verão, muitas pessoas buscam alternativas para eliminar peso. No entanto, passar pelo processo de emagrecimento saudável nem sempre é fácil – ou feito da forma correta.Algumas orientações podem parecer de conhecimento geral, mas nem sempre são cumpridas quando o objetivo é começar a praticar alguma atividade física e sair do sedentarismo visando o emagrecimento com saúde.O sucesso de programas elaborados por Spas médicos, como o Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, de Gramado, está em metodologias próprias que incluem uma série de estratégias e o acompanhamento de profissionais especializados.No entanto, muitas atitudes podem ser adaptadas e praticadas no dia a dia e auxiliam na obtenção de um resultado eficaz.Para quem está buscando emagrecer, a grande questão é: o que vem primeiro, a saúde ou a estética? Se vier a estética como objetivo principal, este é o primeiro problema, pois os métodos são variados e nem sempre saudáveis. Caso venha a saúde em primeiro lugar e a estética como consequência, então as atitudes para o emagrecimento saudável precisam de organização.

01 - Faça uma reavaliação médica periódica

O primeiro passo para iniciar um estilo de vida mais saudável é praticar, regularmente, atividades físicas orientadas. Assim, aliados a outras estratégias, os exercícios contribuirão para um emagrecimento saudável e efetivo.Após iniciar um programa de exercícios físicos ou praticar algum esporte, faça reavaliações periódicas conforme a orientação médica. Essa avaliação deve abordar os seguintes itens:• Aspectos cardiológicos;• Aspectos ortopédicos e traumatológicos;• História médica e esportiva (exercícios) atual e pregressa (lesões, cirurgias, limitações/restrições);• Medicações em uso;• História familiar de doenças congênitas e adquiridas;• Mudanças de peso recentes;• Qualidade do sono;• Nível de estresse;• Hábitos alimentares;• Uso de álcool e drogas ilícitas.A avaliação de todos esses aspectos permite que se tenha uma visão mais ampla e completa acerca da saúde do organismo como um todo. Por isso, procure, preferencialmente, um profissional especialista em medicina do exercício e do esporte reconhecido pela Sociedade Brasileira da especialidade.

Exercícios físicos

02 - Acompanhe o resultado dos seus exercícios

A prática de atividades físicas é tão essencial quanto acompanhar e mensurar, de fato, os resultados positivos e negativos do exercício escolhido.Procure um profissional especializado e realize avaliação das principais valências físicas como: força, resistência e potência muscular, velocidade, postura, estabilidade e flexibilidade através de testes validados cientificamente para direcionar a prescrição dos exercícios de forma otimizada e personalizada.

03: Tenha uma alimentação adequada aos exercícios físicos praticados

Uma alimentação balanceada e equilibrada é fundamental para o processo de emagrecimento saudável.Invista na avaliação nutrológica com base no gasto calórico e objetivos individuais. Além disso, fracione suas refeições, com especial atenção para antes e após os treinos – e nunca pratique exercícios físicos em jejum.Lembre-se também de dar uma atenção especial para a qualidade dos alimentos ingeridos, preferencialmente de fontes naturais e orgânicas, e para a necessidade de suplementação nutricional.Mantenha sempre o acompanhamento com nutrólogo ou nutricionista para ir adequando a dieta à demanda energética com o aumento dos exercícios físicos.

04 – O processo de emagrecimento saudável também requer descanso

Priorize uma boa noite de sono e respeite os momentos em que seu corpo sinaliza que precisa de descanso. Isso é fundamental para evitar o overtraining, surgimento de lesões musculoesqueléticas e catabolismo com redução de massa muscular.Para isso, aposte no equilíbrio entre frequência, volume e intensidade dos exercícios através de periodização orientada por profissional de educação física. O treino deve ser periodicamente modificado por este profissional para evitar a estabilização dos benefícios.

[caption id="attachment_2810" align="aligncenter" width="626"]

sono reparador

Um sono reparador beneficia diretamente todo o organismo[/caption]

05 – O controle emocional influencia diretamente no emagrecimento saudável

Cuidar do organismo como um todo é essencial para atingir o objetivo de eliminar peso de forma saudável. Por isso, verificar o nível de estresse e ansiedade, ter sono de boa qualidade (restaurador), não fumar e evitar uso excessivo de bebidas alcoólicas, açúcar branco e farinhas refinadas, entre outros alimentos inflamatórios é essencial para a obtenção de resultados em curto prazo.Todos esses aspectos são fundamentais e, quando praticados de forma correta, contribuem para o gerenciamento adequado das emoções.

E lembre-se a nutrição vai muito além do emagrecimento

Veja este exemplo: após consultar um nutricionista, e com muita determinação e disciplina, um conhecido seu emagreceu 10 quilos. Você também se anima, pede a dieta “emprestada”. Só que o resultado não vem.Segundo Michelle Troitinho, nutricionista (CRN RS 5752) da Equipe do Kurotel, este exemplo descrito é bastante comum. “Mas é preciso compreender que, para o nosso organismo, as coisas não funcionam assim”. A dieta que seu o conhecido fez pode não ser a indicada para você seguir, “porque a nutrição vai muito além do emagrecimento”.O corpo humano é formado por aproximadamente 100 trilhões de células. Destas, 50 bilhões se renovam todos os dias e cada célula precisa de no mínimo 44 nutrientes para garantir o funcionamento adequado do organismo.Para que os processos de renovação celular e de nutrição ocorram com eficiência existe a individualidade bioquímica, ou seja, cada pessoa é única. Michelle Troitinho explica que essa individualidade bioquímica é uma rede de interconexões metabólicas que controla como o organismo vai absorver, digerir e utilizar os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.“Quando respeitamos essa individualidade de cada pessoa garantimos o funcionamento pleno e eficiente do nosso metabolismo, pois cada um de nós tem necessidades nutricionais específicas, e os fatores genéticos e ambientais também interagem com o nosso organismo” afirma Michelle.Por esses motivos que quando alguém segue “dietas da moda” ou dietas de revistas ou até mesmo dietas restritivas em alimentos, com o intuito de emagrecimento, pode não estar nutrindo o corpo com o que ele precisa para emagrecer com equilíbrio e saúde.O emagrecimento é a consequência do reequilíbrio que promovemos em nosso organismo através da reeducação alimentar e de um estilo de saudável, com isso teremos uma maior disposição física, mental e emocional.

Estresse e emagrecimento

Quando falamos dos efeitos negativos do estresse na saúde, lembramos de sintomas como lapsos de memória, dificuldades no sono, picos hipertensivos, tonturas, gripes recorrentes, cansaço excessivo, maior irritabilidade e pouca tolerância.Enfim, uma lista de sintomas descritos que decorrem de respostas físicas, psicológicas ou ambas, geradas a partir do aumento de demandas que podem provir do meio externo ou interno. Mas dificilmente falamos ou pensamos na influência do estresse para o emagrecimento.No entanto, aspectos psicológicos podem ser desencadeados, estabelecendo no consumo alimentar uma relação distorcida com a comida, seja por recompensa, por alívio de tensão, ou por uma busca de prazer. Jacqueline Germano Trindade (CRPO RS 11989), da Equipe do Kurotel, relata que o cortisol elevado altera o metabolismo, “gerando um processo inflamatório e, consequentemente, produz um aumento de volume das células de gordura, levando ao aumento da gordura corporal”.Com todas essas alterações, o processo do emagrecimento pode tornar-se menos eficaz, inclusive permanecendo estagnado. Ter saúde e emagrecer saudavelmente é desenvolver hábitos salutares que se traduzem em um estilo de vida saudável. “O cuidado com as emoções e um sono reparador são comportamentos aliados que nos ajudam a controlar o estresse e a emagrecer com saúde”, explica a profissional do Kur.

Emagrecer de forma saudável é equivalente a um novo estilo de vida

Emagrecer e manter o peso corporal requer organização e inserção de uma nova percepção e mentalidade do seu contexto de vida, incluindo os exercícios físicos na semana, aprendendo e redescobrindo o paladar de uma alimentação baseada: no sabor, na qualidade e no prazer, tendo foco no que estou comendo, relaxando e reconhecendo as emoções.

Leia também