Durante o Carnaval, é comum o descuido com a alimentação e excessos na ingestão de bebidas alcoólicas, o que pode causar a sobrecarga do fígado e um desequilíbrio do organismo. E para minimizar os impactos das festas, o ideal é, assim que possível, retomar a alimentação leve, saudável e rica em nutrientes. Para equilibrar o corpo, é importante investir na eliminação de toxinas por meio da inclusão de alimentos que auxiliam nesta “limpeza” corporal.

Como desintoxicar o organismo:

A eliminação de substancias que o corpo não necessita é um dos mecanismos mais importantes do nosso organismo. Para desintoxicar, é necessário aumentar o consumo de alimentos que alcalinizem o organismo e reduzir o consumo de alimentos e bebidas que acidifiquem o organismo, além da ingestão de muita água.
O termo “detoxificação” significa “limpeza do organismo” e é um processo natural que promove a eliminação das substâncias tóxicas que não são essenciais ao organismo. Mas isto não significa ficar uma semana a base de sucos verdes, sopas e chás “detox”. O processo de eliminação de toxinas não acontece em um período curto, 3 a 7 dias. Para que o processo de detoxificação aconteça e realmente permaneça é preciso cultivar bons hábitos e iniciar um novo estilo de vida.

Alimentação correta é fundamental:

Os alimentos que mais acidificam o organismo (e que, portanto, devem ser evitados ou ao menos reduzidos) são: café, sal refinado, açúcar, carne vermelha, queijos, leite, farinha de trigo (e seus derivados), bebidas alcóolicas. O excesso de soja também não é indicado.
Já os alimentos que mais alcalinizam, e que, portanto devem ser incluídos em abundância, são as frutas e vegetais em geral, mas com destaque para os que seguem: brotos, brócolis, couve, alho, lentilha, melão, lima, limão, maçã, temperos e ervas como aipo, salsinha, gengibre e alecrim.

Receitas especiais um Detox efetivo:

Para auxiliar você a detoxificar seu organismo utilizando os alimentos corretos, a equipe Kurotel preparou uma série de receitas especiais. Confira:

SORBET DE GOIABA
5 goiabas vermelhas sem casca
2 copos de suco natural de laranja

Modo de Preparo – Bata os ingredientes no liquidificador. Peneire dentro de uma tigela de metal (inox) e leve ao freezer até ficar firme, mas não congelado (em torno de 5-6 horas). Após, volte para o liquidificador ou use um mixer, processe e volte para o congelador por no mínimo 1 hora. Volte a bater por mais duas vezes como na etapa explicada. Guarde no freezer. Para servir, retire uns 10 minutos antes e use a colher de sorvete para fazer as bolas de sorbet. Decore com hortelã fresca e sirva.

SUCOS DETOX

Opção 01
1 folha de couve verde
2 fatias de abacaxi
1 colher (sobremesa) de semente de linhaça
3 folhas de hortelã
1 xícara de chá de água
Suco de meio limão
1 lasca de gengibre
Modo de Preparo – Coloque os ingredientes no liquidificador e bata muito bem. Sirva imediatamente.

Opção 2
2 fatias médias de melancia
1 talo de aipo com as folhas
Modo de preparo – Processe o talo de aipo com as duas fatias de melancia. Sirva imediatamente.

Opção 3
250ml de chá branco gelado
1 lasca de gengibre
1 folha de couve
½ maçã Fuji com casca
4 folhas de hortelã
Modo de preparo – Coloque os ingredientes no liquidificador e bata muito bem. Sirva imediatamente.

Opção 4
250ml de água de coco
1 inhame sem casca
1 lasca de gengibre
1 folha de couve
Modo de preparo – Coloque os ingredientes no liquidificador e bata muito bem. Coe e sirva imediatamente.

SOPAS DETOX

Opção 1:
2 xícaras de abóbora cabutiá descascada e picada
1 cenoura descascada em rodelas
1 tomate italiano picado
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de óleo de canola
2 colheres de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de açafrão da terra ou cúrcuma
1 ramo de alecrim
Água – o quanto baste
Sal marinho – a gosto

Modo de Preparo: Em uma panela de pressão, refogue a cebola, o gengibre e o alho no óleo até murchar. Acrescente a cenoura, a abóbora e o tomate e refogue mais um pouco. Coloque a água e cozinhe na pressão até amolecerem. Bata no liquidificador ou mixer, e volte para a panela deixando engrossar um pouco. Acrescente o açafrão, o alecrim, e o sal. Cozinhe por mais alguns minutos. Sirva em seguida.
Rendimento: 2 a 3 porções.

Opção 2:
300g de tomate (de preferência orgânicos) sem pele e sem sementes
2 copos de água filtrada
1 xícara (chá) de cogumelo shiitake (já hidratado)
1 cebola média picada
Meia xícara de talo de aipo picado
3 colheres (sopa) de manjericão picado
1 colher (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de amido de milho
Sal marinho a gosto

Modo de Preparo: Em uma panela aquecer o óleo juntar a cebola e o tomate. Refogar por 10 minutos, esperar esfriar e transferir para um liquidificador. Acrescentar o manjericão, o aipo, a água, o amido de milho e o sal. Bater até ficar homogêneo e voltar com a mistura para uma panela. Adicionar o shitake e deixar cozinhar, mexendo até encorpar. Na hora de servir, decorar com folhas de manjericão fresco.