Neste momento tão importante de nossa existência, percebemos que os 5 pilares Kur, existentes há 38 anos, podem ser aplicados em qualquer lugar e se encaixam perfeitamente para a atualidade. É completamente possível praticá-los de sua casa.

1- Descobrir antes e mudar o rumo da vida

Este primeiro item fala de prevenção. Neste momento, a comunidade médica e sociedade descobriram que a maior prevenção que existe para o Coronavírus é a distância segura. A distância salva vidas, sem dúvida nenhuma. Assim, a reclusa em casa é a maneira mais contributiva para sua saúde e para a saúde dos demais.

2- Alimentação saudável e prazerosa

Entre muitos aspectos, existem 3 pontos que se destacam no cuidado que temos de ter, quando falamos da alimentação, neste momento.

a) Comer uma boa quantidade de frutas, verduras e legumes ao dia. O ideal são 7 porções, equivalentes a uma xícara. Mas se forem 5 ou 3, já são muito úteis também para a garantir um aporte de vitaminas e minerais, além de fibras que nutrem a microbiota saudável.

b) Comer menos refinados (açúcares) que gerariam compulsão, além das evidências mostrarem que baixa a imunidade. E compulsão alimentar não seria interessante para o período em que se está em casa constantemente.

c) Mindfull Eating ter espaço e tempo para ser praticado, para se colocar a atenção em tudo o que fazemos. E lembre-se: mesmo que esteja só, procure arrumar uma mesa linda, coloque uma música agradável. Você tem a chance de ter a convidada mais ilustre: sua presença.

3- Corpo com metabolismo ótimo

Como manter o corpo saudável sem ir à academia? Diversos exercícios podem ser feitos em casa, sem necessitar nenhum tipo de equipamento. Uma série de vídeos estão disponíveis para instruí-lo de como fazer isto na prática. Nossos profissionais também fornecerão diversas orientações para ajudá-lo com isto, para que se possa manter tanto as atividades de musculação e até mesmo as aeróbicas.
E para se ter um metabolismo ótimo, é preciso que o sono acompanhe. O sono reparador tem um papel de grande importância endócrina e também imunológica, como mostram os trabalhos. Gravamos as orientações da Higiene do Sono para ajudá-lo a fazer isto.

4- Mente em alta perfomance

Estímulos mentais nos sobram neste momento. É importante estarmos ligados aos fatos, evidentemente, mas também, importante relaxarmos. Não há mente produtiva sem este equilíbrio. Estamos em um momento especial para que possamos desenvolver nossa habilidade de resiliência. E isto pode ser conseguido com diversas técnicas como relaxamento e mindfulness. Gravamos algumas experiências para que você usufrua em sua casa.

5- Mente e coração servindo um propósito

O período é dificílimo, com prejuízos importantes à saúde de muitos e as finanças de todos. Ninguém gosta de ficar afastado, mas se compreendermos, profundamente, que o motivo do distanciamento físico temporário é a única forma que temos de contermos a doença, termos força para irmos adiante. Todas as nações e todo o planeta está passando por isto, juntas. E só solucionaremos se todos fizerem sua parte. Isto jamais ocorreu de maneira tão vívida e clara na história da humanidade, como agora. Precisamos utilizar deste momento para reduzir conflitos e buscar a compaixão acima de qualquer coisa. A saúde do mundo depende da sua gentileza e respeito.

A empatia e altruísmo também são muito benéficas para o bem-estar. Descubra maneiras de praticá-las. E como tem também mostrado a ciência nos últimos anos, a oração, a religiosidade e a espiritualidade, são parceiras importantíssimas para os momentos de crise. Além de fortalecerem o sistema imunológico, nos trazem força para viver. E estamos convictos de que a fé nos seres humanos e na vida nos levará, para um período de calmaria e aprendizado, com fortalecimento da nossa espécia humana como um todo.

Estamos juntos, de coração!

• Por Mariela Silveira
Médica nutróloga e diretora clínica do Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar