Receitas com vitamina D para aumentar a imunidade

30/3/2020
Receitas com vitamina D para aumentar a imunidade

A vitamina D é fundamental para os ossos, no combate à obesidade, à diabetes, à depressão, ao câncer e às doenças cardiovasculares e das articulações. Já a sua ausência está relacionada a várias doenças, como infecções virais e bacterianas. Para ajudar a fortalecer seu organismo com uma boa alimentação, o Kur abre aqui seu caderno de receitas e disponibiliza quatro receitas. As duas receitas de pratos trazem ingredientes riquíssimos em vitamina D e as duas receitas de “shot” são para aumentar a imunidade. Então, que tal começar a semana planejando um cardápio mais saudável?

Salada de atum selado em ervas com redução de balsâmico e ervas da horta

Ingredientes300g de lombo de atum fresco (uma peça pequena)4 colheres de sopa de ervas frescas maceradas (alecrim, manjericão, salsinha, sálvia)2 colheres de sopa de azeite de oliva1 colher de sopa de creme balsâmico (redução de aceto balsâmico)1 colher de café de sal marinho não refinadoPimenta-do-reino branca em grãos moída na horaAlface lisa e crespa a gostoModo de preparoTempere as postas de atum com sal e pimenta-do-reino. Envolva o atum com as ervas maceradas e a pimenta em grãos moída.Coloque um fio de azeite de oliva em uma frigideira e aqueça. Doure as postas de atum por 2 minutos de cada lado, mantendo o centro cru. Retire e reserve.Disponha as folhas na base do prato. Fatie as postas de atum e distribua-as, ao lado da salada, abertas em leque.Cubra o atum com a redução de balsâmico e sirva em seguida.Rendimento: 4 porções

Salmão ao molho tarê e spaghetti de pupunha

IngredientesPara o salmão:4 filés de salmão selvagem1 colher de sopa de azeite de oliva1 colher de café de sal marinho não refinadoPimenta-do-reino preta a gostoSuco de 1 limão-tahitiPara o spaguetti de pupunha:1 palmito pupunha (aproximadamente 800g)1 colher de sopa de azeite de oliva1 colher de café de sal marinho não refinadoPara o molho tarê:1 xícara de chá de molho shoyu (sem glutamato monossódico)1 xícara de chá de água filtrada2 xícaras de chá de açúcar demerara2 xícaras de chá de saquê1 colher de sopa de gengibre fresco raladoModo de preparoPara o salmão:Tempere os filés de salmão com limão, sal e pimenta. Deixe marinando na geladeira por 10 minutos. Aqueça uma frigideira, regue com um fio de azeite de oliva e doure os filés de salmão rapidamente.Para o spaguetti de pupunha:Envolva o palmito pupunha em papel-alumínio e leve para assar em forno médio a 180° por cerca de 3 horas. Após assado, retire o miolo e corte em tiras finas, tipo spaghetti. Aqueça uma frigideira antiaderente com azeite de oliva, coloque o sal e o palmito. Deixe cozinhar rapidamente. Reserve.Para o molho tarê:Em uma panela, adicione o molho shoyu, a água e o saquê em fogo baixo. Em outra panela, acrescente o açúcar e deixe derreter até virar uma calda clara. Despeje o açúcar derretido aos poucos sobre a mistura de shoyo e saquê. Aumente ligeiramente o fogo, junte o gengibre ralado e deixe ferver até reduzir e atingir uma consistência cremosa. Peneire o molho para retirar o gengibre. Reserve.Sirva o salmão grelhado, regado com o molho tarê e acompanhado de spaghetti de pupunha.Rendimento: 4 porções

Shot de limão e açafrão

[caption id="attachment_2801" align="aligncenter" width="401"]

shot de limão

Shot de limão e açafrão para aumentar a imunidade[/caption]Ingredientes:Suco de dois limões1/2 copo da água2 colheres de chá de açafrão em pó1/2 dente de alho15 gotas de própolis2 colheres de melModo de preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Shot de laranja

[caption id="attachment_2800" align="aligncenter" width="401"]

Shot de laranja

Shot de laranja e gengibre para aumentar a imunidade[/caption]Ingredientes:Suco de duas laranjas1 colher de chá de gengibre ralado2 colheres de mel2 colheres de canela em póMode de preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Leia também