Inovações em Saúde

10 fatos sobre saúde que aprendemos na última década

6/2/2020
10 fatos sobre saúde que aprendemos na última década

A médica diretora do Kurotel, Dra. Mariela Silveira, lista 10 fatos que impactaram a saúde do mundo inteiro na última década.

1) A redescoberta do músculo: Todos já sabiam a função da musculatura para a sustentação ortostática, mas seu verdadeiro papel na produção de hormônios, e sua importância, no emagrecimento e longevidade é recente.

2) A vitamina D e suas multi-funções. Basicamente, trabalhos científicos sobre sua compreensão, atividade e benefícios foram feitos em quase todas as especialidades médicas. Foi identificada que serve pra muito mais coisas do que se poderia imaginar.

3) Genoma: Embora o Projeto Genoma Humano tenha iniciado nos anos 90, foi na última década que houve, de fato, a grande possibilidade de se utilizar o conhecimento para se identificar quimioterápicos mais específicos e para se reorganizar estilo de vida de acordo com polimorfismos identificados. Inclusive, o RNA antes desconhecido, recentemente passou a ser muito mais considerado.

4) Interface cérebro-máquina: O primeiro chute da copa do mundo, idealizado pelo cientista Miguel Nicolelis, poderia ter sido dado assim. A tecnologia do exoesqueleto evoluiu muitíssimo nos últimos dez anos e deu esperança a milhares de vidas antes paralisadas.

5) Neurônios podem nascer ao longo da vida: Até 2002, se entendia que neurônios eram células permanentes. Entretanto, estudo em pessoas que tiveram lesões  cerebrais mostraram que com determinados estímulos, novos neurônios poderiam reconstituir parte da via comprometida. E nos últimos anos - na década de ouro do cérebro- essas vias se clarearam. Os estímulos reconhecidos passam desde medicamentos até musicoterapia, acupuntura, nutrientes e mindfulness.

6) Meditação: Se antes a meditação era mal compreendida e mal vista, na última década uma avalanche de trabalhos mostraram o funcionamento do cérebro durante a prática e todos seus benefícios.

7) Controlar o açúcar ajuda na longevidade: Novos fatores envolvidos na longevidade foram descobertos e um dos mais importantes é que manter baixos os níveis de açúcar pode nos ajudar a viver mais.

8) Inteligência Artificial: Veio com força total nesta última década e influenciou toda a relação com os serviços de saúde desde. A radiologia foi uma das áreas que primeiramente sofreu impacto positivo desta mudança.

9) Aplicativos e sensores: Passamos a ser totalmente monitorados e nos monitoramos para todos os aspectos da nossa saúde e bem estar.

10) Realidade virtual, aumentada e mista: Experiências virtuais passaram a ser incorporados aos serviços de saúde. A psiquiatria e neurologia, foram muito impactadas e passaram a reconhecer que essas tecnologias podem ser utilizadas no tratamento de várias enfermidades de sistema nervoso central.

Leia também