Estresse e emagrecimento: como eles estão interligados?

7/7/2022
Estresse e emagrecimento: como eles estão interligados?

A relação entre estresse e emagrecimento

Você já parou para pensar na relação entre estresse e emagrecimento? Quando falamos dos efeitos negativos do estresse na saúde, lembramos de sintomas como lapsos de memória, dificuldades no sono, picos hipertensivos, tonturas, gripes recorrentes, cansaço excessivo, maior irritabilidade e pouca tolerância.Enfim, uma lista de sintomas descritos que decorrem de respostas físicas, psicológicas ou ambas, geradas a partir do aumento de demandas que podem provir do meio externo ou interno. Mas dificilmente falamos ou pensamos na influência do estresse para o emagrecimento. E devemos.“O estresse é um processo de resposta psicofisiológica do organismo, frente a uma situação que ameace a quebra de sua homeostase (equilíbrio) interna. Ou seja, uma situação de tensão gerada por fatores internos ou externos, que desencadeia um amplo processo bioquímico, exigindo de nosso corpo um investimento maior de energia, para capacitá-lo e/ou adaptá-lo às demandas enfrentadas”, analisa a Equipe de Psicologia Kurotel.Níveis elevados de cortisol, hormônio liberado quando estamos estressados, podem provocar um aumento do colesterol LDL (ruim), redução do colesterol HDL (bom), aumento da gordura abdominal, retenção de líquidos, maior ansiedade, irritabilidade, incapacidade para relaxar, aumento da necessidade de consumo de carboidratos e açucares (podendo gerar até uma compulsão).

estresse e ansiedade

Concomitantemente, aspectos psicológicos podem ser desencadeados, estabelecendo no consumo alimentar uma relação distorcida com a comida, seja por recompensa, por alívio de tensão, ou por uma busca de prazer. Os psicólogos da Equipe Kur relatam que o cortisol elevado altera o metabolismo, gerando um processo inflamatório e, consequentemente, produz um aumento de volume das células de gordura, levando ao aumento da gordura corporal.Com todas essas alterações, o processo do emagrecimento pode tornar-se menos eficaz, inclusive permanecendo estagnado. Ter saúde e emagrecer saudavelmente é desenvolver hábitos salutares que se traduzem em um estilo de vida saudável. “O cuidado com as emoções e um sono reparador são comportamentos aliados que nos ajudam a controlar o estresse e a emagrecer com saúde”, explicam.

Alimentos e estresse

A alimentação é um item fundamental para a saúde. Nós somos o reflexo daquilo que comemos, pois cada célula do nosso corpo é formada a partir dos nutrientes que fornecemos ao organismo por meio da alimentação. A falta ou quantidade insuficiente de um único nutriente já é capaz de gerar consequências negativas ao organismo. Mas, com uma rotina saudável e adequada, é possível ingerir alimentos que ajudam no combate ao estresse e ansiedade.

Clique aqui e conheça quais alimentos ajudam no combate ao estresse, conforme as orientações da nutricionista Mariéllen Figueroa.

Sempre priorizando uma alimentação gourmet saudável, benéfica para todo o organismo, o Kurotel, de Gramado (RS) tem como vocação compartilhar conhecimento sobre vida saudável. O local engloba um variado portfólio de serviços focados na promoção da saúde e do bem-estar, estimulando as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, longevo e sustentável.

Leia também