Novidades Kur

Kurotel 42 anos: uma trajetória de excelência

23/3/2023
Kurotel 42 anos: uma trajetória de excelência
Spa clínico em Gramado celebra marco com uma programação especial e mostra sua história de pioneirismo e inovação.

 

Em 2024, o Kurotel completa seus 42 anos tendo sido eleito, pelo segundo ano consecutivo, como o melhor SPA Médico das Américas. E para celebrar essa data tão especial, além do tradicional Método Kur, várias novidades esperam pelos clientes. Novos núcleos clínicos, equipamentos e tecnologias de última geração e uma atmosfera de celebração à vida, bem-estar e cuidados personalizados com a saúde são alguns dos destaques.

Também fazem parte da celebração as novidades em tecnologia e tratamentos, dois pilares que sempre pautaram o caminho do Kurotel na construção de sua reputação.

Desde quando foi fundado, em 1982, o Kur (como é carinhosamente chamado pelos habitues) acompanha e traz para o local o desenvolvimento tecnológico que existe em favor da longevidade com saúde. Dessa forma, está sempre inovando com técnicas e métodos medicinais. Uma combinação entre “human touch com high tech”, ou seja, tecnologia com olhar humanizado.

 

Kurotel 42 anos: o começo de tudo

 

Era final dos anos 1960. O jovem casal pelotense compartilhava sonhos e ideias bem ousadas para a época. Luís Carlos cursava Medicina e Neusa, Serviço Social. Ambos tinham aspirações de multiplicar seus anseios e desejos de que a saúde deveria ser primordial, base absoluta, para uma vida melhor.

Havia uma inquietação nestes jovens. “O médico era preparado para tratar da doença”, conta o fundador do Kurotel. E relembra: “Muitas vezes o cliente queria se expressar, falar de suas angústias, de problemas familiares ou de trabalho, e isso não era permitido. Não era dada voz a ele”.

“Às vezes eu ficava mais tempo na enfermaria, onde fazíamos atendimento, para conversar com os pacientes e descobria coisas extraordinárias, que eles verbalizavam. Eu identificava que, na verdade, seus problemas e angústias eram a razão de sua baixa imunidade e, por consequência, eram a razão de suas patologias”, conta o médico.

“Eu sonhava em fazer alguma coisa diferente. Permitir que meu cliente pudesse verbalizar, relatar aquilo que estava na linha abaixo d’água”, revela, apontando suas inquietações, desde a época em que era um universitário: “E por que a imunidade estava baixa? Porque aquele paciente estava estressado, e, portanto, produzia muito cortisol (hormônio produzido pela glândula suprarrenal deprimindo o sistema imunológico). Era necessário tratar aquele problema desde sua raiz”, conta o Dr. Luís Carlos.

 

Fundadores do Kurotel, Neusa e Luis Carlos Silveira[/caption]

 

“Então, eu, e Neusa, hoje minha esposa, ficávamos desenhando o que aspirávamos, imaginando uma equipe multiprofissional, de diversas áreas contribuindo para o bem-estar das pessoas”, lembra Dr. Luís Carlos.

O médico soube que o método que idealizava já existia e era utilizado na Europa. Esses espaços, na Alemanha, chamavam-se Kurhotel e eram centros de curas, tratamentos e terapias. Ele ficou fascinado com a descoberta.

Depois de uma viagem à Europa para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre a medicina preventiva e sobre o método Kneipp (processo terapêutico que utiliza a água como propriedade curativa) Luís Carlos e Neusa voltaram para Pelotas para desenhar seu projeto e começaram a procurar cidades/ locais para darem início ao seu negócio.

Em 1971, quando levantou o canudo de médico, o jovem formando já tinha projetado seu futuro.  Criaria um centro médico que reunisse os recursos de uma clínica generalista sem ser um hospital, e hospedagem em ambiente aprazível que não fosse simplesmente um hotel. Onde o estado de saúde dos clientes fosse abordado por uma equipe transdisciplinar envolvendo medicina, alimentação, atividade física e emoções humanas.

Neste mesmo ano, o casal começou a procurar por terrenos para construir. Várias cidades do Rio Grande do Sul foram visitadas. Gramado e outra cidade do interior foram cogitadas. E foi Neusa quem decidiu que Gramado seria, sem dúvida, a cidade ideal devido à semelhança com a Europa, clima, arquitetura, hospitalidade, gastronomia e os dialetos alemão e italiano, que, na época, eram muito falados na cidade.

Os Silveira passaram a reunir-se com empresários de todo o Estado para explicar o objetivo do local. Porém, por ser algo totalmente inovador, as pessoas tinham dificuldades de compreender.

O casal tinha que explicar que sua ideia de empreendimento era um local que não era bem um hotel e nem uma clínica convencional: seria a simbiose de ambos. Na época, não existia nada semelhante no Brasil.

Em 1982, projeto do jovem casal de pelotenses se concretizou. Em 26 de março daquele ano o Kurotel abriu suas portas e seguiu uma trajetória de cuidados e inovações, tornando-se um dos mais cobiçados endereços do mundo para quem busca saúde, qualidade de vida e bem-estar físico e mental.

 

Método Kur - criado em 1971

 

A primeira e a segunda geração de médicos da família Silveira seguem à frente do negócio, cuidado de cada detalhe dos clientes.

 

O Método Kur foi idealizado, na década de 70, pelo Dr. Luis Carlos Silveira. Sua ideia surgiu após perceber que a medicina tradicional, que se concentra em tratar doenças após o surgimento dos sintomas, muitas vezes não é suficiente para garantir uma vida saudável e longa.

Nesta época, o Dr. Luis Carlos já acreditava que a chave para uma boa saúde era a prevenção, ou seja, identificar e tratar problemas de saúde antes que eles se tornem graves ou crônicos.

Ele percebeu que, para isso, era necessário trabalhar de forma integrada com várias especialidades médicas e utilizar tecnologia de ponta para antecipar problemas de saúde e personalizar os tratamentos para cada indivíduo.

Desde então, o Método Kur tem evoluído constantemente, acompanhando as últimas tendências em medicina preventiva e incorporando as mais recentes tecnologias em seus tratamentos. Atualmente, conta também com a contribuição da médica Mariela Silveira, que dá continuidade ao trabalho de seu pai.

 

aniversário Kurotel

Da esquerda para direita: Bárbara, Rochele, Neusa, Luis Carlos, Evelise e Mariela Silveira.

 

Atualização constante, sem deixar de lado a tradição

 

A família defende sua missão diariamente e, para cumprir o compromisso assumido na criação do Kurotel, os gestores investem em constante processo de inovação. Recentemente, a estrutura física foi ampliada, com remodelação de áreas como consultórios e locais de convivência. Além disso, acomodações foram redecoradas, sem perder a tradição e essência do clássico, mesclando elementos contemporâneos, sempre com muito conforto.

O Kur oferece inteligência artificial, como a realidade aumentada, análise de microbioma e exames padrão outro, como a avaliação corporal por imagem. Também disponibiliza testes genéticos. É referência no Brasil no exame de sequenciamento do Genoma, eficiente para identificar causas genéticas de doenças ou deficiências.

Cerca de 45 mil clientes já passaram pelo Kurotel nestes anos, todos em busca de uma qualidade de vida maior e melhor. Frequentemente, os clientes se tornam amigos da casa, retornando e trazendo consigo familiares e amigos.

É em função deles e dos novos clientes que o Kur tem o compromisso de aprimorar cada vez mais a sua atuação e fazer com que os objetivos de cada um sejam alcançados.  E, principalmente, no que se refere ao fato de poder incorporar, aos seus hábitos de vida, aquilo que aprenderam sobre saúde e viver bem, o que reforça a missão: melhor saúde, mais vida!

 

Premiado e reconhecido como um dos melhores do mundo

melhor spa médico

 

Em 2015, o “Programa Pós-Câncer” do Kur recebeu a certificação internacional “Cancer Aware” pela Wellness for Cancer, como um programa completo para pós-tratamento de câncer na área de SPAs.

Em 2014, o Kurotel ganhou o prêmio de melhor spa do mundo na segunda edição do Seven Star Global Luxury Awards, realizado no Chateau Spa & Organic Wellness Resort, em Kuala Lampur, na Malásia. Faziam parte da lista spas concorrentes de países como Suíça, Espanha, Alemanha, Itália, França, Tailândia e outros. Atualmente, o local continua no ranking dos melhores e mais premiados, além de ser o primeiro SPA do mundo a ter a certificação Kosher.

Em dezembro de 2019, o Kur foi eleito, pelo quinto ano consecutivo, como o “Melhor Centro Médico das Américas”, pelo World Luxury Spa Award, além de ser apontado como um dos melhores SPAs Médicos do mundo pela Lux Life Magazine. Já em 2022, foi escolhido pela National Geographic Traveler como um dos melhores destinos no mundo na categoria "SPA Médico" e também foi eleito em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o melhor Spa Médico das Américas pela Seven Stars SPA Americas Award.

 

Ainda em 2023, o médico fundador, Dr. Luís Carlos Silveira ,foi premiado como personalidade na medicina preventiva pelo Pioneer of Wellness (pioneiro de bem-estar) - concedido pela Seven Stars Luxury Hospitality and Lifestyle Awards, empresa líder de premiações na indústria de hospitalidade. O especialista, e único brasileiro a figurar nesta lista, teve sua carreira dedicada à prevenção em saúde e personalização dos tratamentos, com uma visão 360 no indivíduo. Sua história na medicina preventiva iniciou na época da faculdade, na década de 1970, quando percebeu que alguns pacientes não precisavam estar internados se tivessem cuidados básicos com a saúde. Pensando em uma maneira de mudar esse cenário, sonhava em criar um método que auxiliasse as pessoas a prevenir doenças.

Leia também