Medicina do futuro: inovações em saúde são destaque no Kurotel

No velho paradigma, o médico – único detentor do conhecimento – dava a prescrição e o paciente cumpria. Na medicina do futuro, o paciente se torna o verdadeiro protagonista da sua saúde. O médico compartilha o conhecimento científico, com análise crítica de relevância, para aquele caso e dá apoio necessário para que o paciente possa, responsavelmente, escolher as melhores ações de saúde. As estatísticas populacionais continuarão a existir, mas a individualidade bioquímica e biofísica, extraídas em grande parte pela inteligência artificial, serão a base fundamental do tratamento.

Ou seja, o que importará mesmo é o resultado para cada pessoa, mais do que “o que costuma acontecer com as pessoas que tem tal doença ou usam tal medicamento”. Isso porque, exames cada vez mais sofisticados ajudam a entender a genética, o metabolismo, as funções sistêmicas de forma mais apurada, de forma que o tratamento será cada vez mais único e específico. Além disso, a tele-medicina será a forma onde o acompanhamento médico se dará.

Cada indivíduo imputará os dados da sua casa ou do trabalho, e o médico e demais profissionais de saúde podem ir ajustando funções ou farmacologia à distância, de qualquer parte do mundo. Com o avanço da medicina regenerativa  e funcional, a avaliação celular, tecidual e orgânica será avaliada real time e o reparo também será feito da mesma forma.

Tratamentos oferecidos pelo Kurotel tem como base esta nova abordagem

Primeiramente, entendemos que o médico é especialista no conhecimento crítico da sua área e o cliente é especialista no conhecimento da suas percepções de história e saúde. Assim, o médico propõe estratégias terapêuticas e juntos definem quais e como concretiza-las. Há mais de 20 anos, usamos exames genéticos no Kurotel. E atualmente, um largo conhecimento científico alimenta um banco de dados mundial sobre as variações genéticas para as áreas de nutrição e performance física para entender e tratar realmente melhor as características pessoas de cada um que levam, por exemplo, a melhora do metabolismo, aumento de massa magra, redução de gordura visceral, redução de risco cardiovascular, entre outros. Em nosso centro diagnóstico, além de muitos exames de clássicos de check up, usamos termografia infra vermelha, não invasiva, para avaliar o metabolismo de órgãos e músculos e com isso, oferecer o melhor tratamento.

Usamos um aparelhos diferentes desde um equipamento que melhora a perfomance física a partir de eletroestimulação de córtex motor até outro que verifica as ondas eletromagnéticas do cérebro e informando quando se entrou em estado de meditação. Muito recentemente, utilizamos também a realidade virtual (VR) para as áreas de redução de ansiedade, relaxamento e aumento da resiliência. Para gerar maior conforto, uma paisagem linda com sons da natureza relaxantes são experimentados através do óculos VR enquanto o cliente coleta o sangue em nosso laboratório. Da mesma forma, a meditacao VR, feita em no Mind Land do Kurotel, onde o cérebro realmente entende que a pessoa está desbocando-me na praia ou na montanha, é muito mais efetiva. O Mindful Walking e o Mindful Eating também são experiências aonde utilizamos tecnologia e costumam ser muito transformadoras para mudança de comportamento quanto a atividade física e alimentação. 

A comida também está sendo reinventada, desde o cultivo às tendências de consumo que chegam ao prato de cada cliente.

Quanto a terapêutica, além de se utilizar as novas possibilidades de tratamento da farmacologia – no que diz respeito à redução de risco cardiovascular e doenças crônico-degenerativas, podemos usar também conhecimentos da medicina regenerativa, e da capacidade de desintoxicar o organismo, através de princípios  homeopáticos e anti-homotoxicos.

E para aumentar ainda mais a adesão ao estilo de vida saudável, para quando necessário, estamos iniciando a comunicação com tele-presença. 

Dra. Mariela Silveira – médica diretora do Kurotel

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *