Higiene do sono: dormir bem para viver melhor

O sono é vital para a vida. Ainda assim, há um aumentado relevante na incidência de queixas de insônia. O corpo humano é complexo e inteiramente conectado – seus sentimentos, ações, pensamentos, tudo. E quando transmitimos para o corpo que ele tem que estar armado, vigilante, afeta diretamente o desarmar, o relaxar e consequentemente o dormir.

Um comportamento que tem afetado a qualidade do sono de muitos, é o tempo de exposição à tela, o uso demasiado de recursos tecnológicos – principalmente no período noturno –, tem prejudicado a liberação de hormônios de relaxamento, fazendo com que desregule o relógio biológico do corpo. Por isso, procure evitar o uso de aparelhos eletrônicos 2h a 3h antes de deitar, tome um banho morno, se prepare gradativamente para desligar o corpo, busque o descompromisso, para que dessa forma você relaxe e tenha uma excelente noite de sono, melhorando sua saúde e seu desempenho durante o dia.

Uma noite mal dormida afeta a capacidade cognitiva no dia seguinte, pois a pessoa fica lenificada, afetando o foco atencional e a memória. A produção hormonal também fica prejudicada, por exemplo, a redução da produção de hormônios relacionados à saciedade, aumentado a propensão a compulsão alimentar e consequentemente gerando prejuízos para o peso corporal.

Psicólogo do Kurotel Michael Zanchet – CRP: 07/13384

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kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

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