Nutrição e Genética: a ciência dentro da nutrição

Estudos recentes demonstram que nem todas as pessoas respondem da mesma maneira ao mesmo hábito alimentar. A nutrigenética, a ciência dentro da nutrição, que estuda a interação dos hábitos alimentares com perfil genético de cada indivíduo, observa que alguns polimorfismos genéticos (modificações nas sequências de base do DNA) poderiam predizer a resposta individual à dieta, e também influenciariam algumas características como o perfil lipídico, redução de peso, diabetes mellitus tipo 2, danos de DNA e câncer. Estas doenças são de origem multifatoriais, ou seja, estão relacionadas tanto a fatores ambientais quanto genéticos.

Por exemplo, vários genes de suscetibilidade estão envolvidos na regulação do metabolismo lipídico e na sensibilidade à insulina, como os genes SREBP´s, PPAR´s, IFABP, e as apolipoproteínas B e E. Os estudos evidenciam que polimorfismos nestes genes, refletem em respostas diferentes em pessoas com o consumo da mesma quantidade de gordura e açúcar na alimentação, podendo aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

O conhecimento genético busca identificar uma grande variedade de genes, cuja a expressão pode ser modificada por componentes alimentares (nutrientes e compostos antioxidantes) a fim de serem incorporados em estratégias nutricionais personalizadas, visando melhorar a qualidade de vida, otimizando a saúde e prevenindo doenças.

Michelle Mileto Troitinho – Nutricionista do Kurotel.

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *