Vida saudável Kur: os benefícios da granola funcional

Granola: um alimento prático e muito saudável

A granola é normalmente composta por cereais como a aveia, flocos de milho ou flocos de arroz, sementes (linhaça, chia, gergelim), oleaginosas (castanhas, amêndoas, noz), frutas secas (damasco, ameixa preta, passas de uva, maçã), que pode conter ou não açúcares, devido a estes ingredientes ocorrem variações na sua composição calórica. As granolas enriquecidas com sementes oleaginosas, acabam sendo mais calóricas, mas estas calorias são benéficas para o organismo, porque a presença de ácidos graxos insaturados auxilia na redução do LDL- colesterol, retarda a absorção dos carboidratos, e aumenta a sensação de saciedade.

Como preparar

Para se consumir uma granola verdadeiramente nutritiva e saudável, sem cair nas “armadilhas” das indústrias alimentícias que são elaboradas com mais de dois tipos de açúcares e ou adoçantes artificias e gorduras de baixa qualidade, a melhor opção é preparar uma granola caseira. A granola caseira pode ser composta pelos seguintes ingredientes: flocos de aveia e quinoa, castanha do pará picada e lascas de amêndoas, damasco picado e passas de uva, coco ralado, óleo de coco, mel ou melado para adoçar. Para o preparo basta misturar todos os ingredientes, espalhar em uma forma untada e assar por 15 minutos a 160º C. Como sugestão pode ser adicionado canela e gengibre.

Michelle Mileto Troitinho, nutricionista Kurotel

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *