Emagrecimento preventivo para o inverno

Equipe médica interdisciplinar do Kurotel traz insights sobre o tema e como fugir a gatilhos que podem propiciar o ganho de peso na estação

Historicamente, por razões comportamentais – e não fisiológicas – as pessoas costumam aumentar mais de peso no período do inverno do que no verão. As baixas temperaturas típicas do período são convidativas para se comer alimentos mais calóricos e não tão saudáveis. Com roupas maiores e mais grossas, existem menor exposição corporal e estética. E se colocar dificuldades para se sair de casa para praticar exercícios, o metabolismo acaba ficando mais lento e levando, então, ao aumento de peso. 

A boa notícia é que é possível prevenir o impacto na balança com o emagrecimento preventivo. Em outras palavras, isso quer dizer que, sabendo que o período é propício para o aumento de peso, há estratégias para lidar com as armadilhas da estação e não ser alvo dela.

Confira, abaixo, o ponto de vista de algumas áreas médicas oferecidas pelo Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar sobre como lidar com os gatilhos que podem ser prejudiciais.

Novo in put mental: É possível emagrecer no inverno, sim!

Segundo o psicólogo dr. Michael Zanchet, por mais que as questões climáticas influenciem hábitos e humor, o melhor caminho é o equilíbrio. “É claro que no inverno as melhores opções são alimentos mais quentes e, no verão, uma dieta mais leve, pois assim se evita o efeito sanfona e, essa alternância de comportamento é saudável. Buscar manter o ritmo de exercícios físicos também é fundamental mesmo que em dias frios. Para isso, basta optar por locais fechados, com vestimenta adequada, pois o corpo necessita ser cuidado tanto no inverno quanto no verão, com o conceito de saúde integrada”, explica.

E salve a ativação da gordura marrom!

Nem toda gordura é ruim. De acordo com a médica clínica geral e ortomolecular Bárbara Ignez Schiavenin, os seres humanos têm uma gordura, diferente da tradicional chamada branca que conserva energia, que queima calorias para gerar calor. Ela está presente desde o nascimento, porém, com o passar dos anos, ela diminui bastante por não ser mais tão necessária. “Diversos estudos estão relacionando a obesidade com a desativação dessa gordura e o futuro será tratamentos e comportamentos ativadores dela”, afirma a médica. Um desses comportamentos é a exposição ao frio. “As tendências apontam que permanecer em uma sala com temperatura de 17ºC a 19ºC, com roupas leves, por pelo menos 2 horas, provoca o recrutamento e a proliferação dessa gordura. Consequentemente, a diminuição de gordura corporal. O resultado se intensifica após período de 6 semanas”, destaca.

Água gelada e quente

A hidroterapia ao ar livre também pode trazer bons resultados nessa época do ano. “Na piscina, a troca de calor é mais rápida, pois a condutividade térmica da água é 25 vezes maior do que a do ar. Nesse processo, o corpo sempre perde calor, já que a temperatura da água para a prática de exercícios nunca deve ficar mais alta do que a dele. Essa perda é causada tanto pelo processo de condução (movimento de energia térmica de algo mais quente para algo mais frio), quanto pela convecção (perda de calor causada pelo movimento da água contra o corpo, mesmo se a água e o corpo estiverem na mesma temperatura)”, detalha o fisioterapeuta Roberto Matheus Durli. Assim, quando se entra na piscina, é absolutamente normal e previsto sentir um pouco de frio. “Porém, como não se fica parado na água, e, sim, em movimento, naturalmente e em poucos minutos é produzido calor suficiente para se manter aquecido durante o período de aula”, afirma.

Ar livre para impulsionar metabolismo

Atividades ao ar livre são grandes impulsionadoras do metabolismo e favorecem o emagrecimento. É o que diz o educador físico Luciano Sanseverino. “Treinar na rua durante o inverno aumenta o gasto energético e o metabolismo vai consumir mais calorias para manter a temperatura corporal estável”, comenta. Trata-se de um processo fisiológico chamado de termorregulação, em que o corpo utiliza energia para se manter aquecido, que pode chegar até 30% a mais. O frio também melhora a performance física, aumentando a tolerância a exercícios de alta intensidade. “Isso ocorre porque o corpo não sofre superaquecimento, facilitando a troca de calor com o meio externo, com isso melhorando o rendimento e potencializando o processo de emagrecimento”, conclui.

Vida saudável Kur: os benefícios da granola funcional

Granola: um alimento prático e muito saudável

A granola é normalmente composta por cereais como a aveia, flocos de milho ou flocos de arroz, sementes (linhaça, chia, gergelim), oleaginosas (castanhas, amêndoas, noz), frutas secas (damasco, ameixa preta, passas de uva, maçã), que pode conter ou não açúcares, devido a estes ingredientes ocorrem variações na sua composição calórica. As granolas enriquecidas com sementes oleaginosas, acabam sendo mais calóricas, mas estas calorias são benéficas para o organismo, porque a presença de ácidos graxos insaturados auxilia na redução do LDL- colesterol, retarda a absorção dos carboidratos, e aumenta a sensação de saciedade.

Como preparar

Para se consumir uma granola verdadeiramente nutritiva e saudável, sem cair nas “armadilhas” das indústrias alimentícias que são elaboradas com mais de dois tipos de açúcares e ou adoçantes artificias e gorduras de baixa qualidade, a melhor opção é preparar uma granola caseira. A granola caseira pode ser composta pelos seguintes ingredientes: flocos de aveia e quinoa, castanha do pará picada e lascas de amêndoas, damasco picado e passas de uva, coco ralado, óleo de coco, mel ou melado para adoçar. Para o preparo basta misturar todos os ingredientes, espalhar em uma forma untada e assar por 15 minutos a 160º C. Como sugestão pode ser adicionado canela e gengibre.

Michelle Mileto Troitinho, nutricionista Kurotel

PROGRAME SUA VIDA

    Troque as palavras rudes por palavras de carinho
       mude seus gestos violentos por gestos suaves
       olhe com serenidade
       fale sem agressividade e sem destruição
       escute com atenção
       saiba ver no mundo o verde da esperança

       Não veja  filmes de violência
       Não conviva com pessoas pessimistas
       Não provoque discussões por nada
       Não fira sentimentos bons

      Escute música suave e tranquilize a vida
      Olhe as flores e menos os espinhos
      Contemple o sol mais que a lâmpada elétrica
      Olhe mais as árvores que os edifícios
      Goste mais do dia do que da noite
      Descubra mais a alegria no mundo do que a dor.

      goste de você como você é
      ame as pessoas como você se ama
      ame o mundo, ele é a fonte da beleza
      ame a Deus acima de tudo e de todos.

       sinta  a bondade nas pessoas
       saiba descobrir em tudo o bem existente
       não lamente com todos as suas misérias
       seja  amigo de tudo e de todos.

       ame e aceite ser amado
        perdoe e aceite ser perdoado
        viva intensamente e deixe os outros viverem
        lute pela comunhão entre os homens.

       olhe mais para o céu e menos para a terra
     faça de uma ideia, uma realização
       não guarde sua vida para si mesmo
       encontre a razão de sua luta diária
       espalhe o bem que está em você e nos outros                           
       ame antes de querer ser amado
       faça o bem sem esperar recompensa.

Programe sua vida e ela recompensará você por tê-la
programado

Créditos: Paulo Renan (UZN MIDIA DIGITAL)