Insônia: um malefício cada vez mais comum

Insônia é a presença de dificuldade para iniciar o sono ou acordar durante a noite e apresentar dificuldade para voltar a dormir, além de consequências como sensação de cansaço ao acordar, sonolência diurna ou sensação de sono não reparador.

Ordinariamente a dificuldade para dormir é uma consequência de conjunto de fatores associada a predisposição familiar. Assim como existem mais de 60 causas de insônia existem quase o mesmo número de tratamentos, que vão desde meditação a medicações.

Além das questões subjetivas que indicam as possíveis causas da insônia, existe a Polissonografia, que é um exame que monitora estágios do sono. Esta análise possibilita identificar alterações de padrões do sono através do registro das ondas cerebrais, nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, movimentos oculares e das pernas. A partir da compreensão do resultado, cria-se um plano de tratamento, que pode ser ajustado buscando melhorar a qualidade do sono e da saúde como um todo.            

O tratamento da insônia é sempre multidisciplinar objetivando intervenções do tipo mente e corpo. No Kurotel, trabalhamos com a integração de interesses para atingir objetivos mútuos.  Ativamos o corpo através de exercícios, fisioterapia e acupuntura, e a mente com palestras e consultas individuais. Relaxamos o corpo com massagens, yoga e sauna, e a mente com meditação e musicoterapia, tudo isso para possibilitar um sono saudável e, consequentemente, mais qualidade de vida e bem-estar.

Dra. Bárbara Ignez Schiavenin
Médica Clinica Geral e Prática Ortomolecular (CRM 33545)

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *