Meditação

            A meditação é um exercício de atenção focada. Sua prática regular desenvolve a capacidade de atenção no que está sendo experimentado no momento presente e livre de julgamentos. Um dos principais objetivos da meditação é sentir mais paz, amor e felicidade na vida no momento presente.

Temos uma tendência de remoer o passado, nos culparmos pelas falhas e nos apegarmos ao que foi vivido. Além de nos impedir de viver plenamente o que o momento presente oferece, esse apego é inútil para resolver qualquer problema. Devemos aprender com o passado, acumular sabedoria com o que foi vivido e, assim, viver melhor. O mesmo acontece em relação ao futuro: não adianta nos preocuparmos com ele, pois a preocupação não muda o curso do que irá acontecer. Planejar o futuro é muito importante, mas preocupar-se com ele é perda de tempo.

            Um pequeno exemplo, mas que pode ser usado para várias situações: se ao tomar uma xícara de chá você estiver pensando no passado ou preocupado com o futuro, deixará de sentir os prazeres do calor que emana da xícara, do perfume do líquido, do seu sabor… Perde o prazer do presente – e é nele que a vida realmente acontece.

            A meditação na atenção plena (mindfulness) é consciência, cultivada através de um foco de atenção prolongado e específico voltado ao momento presente e livre de julgamentos. Como prática, a meditação proporciona inúmeras oportunidades de criar uma intimidade maior com a própria mente e, assim, fazer com que entremos em contato com nossos recursos interiores e desenvolvê-los. Você se torna capaz de aprender, crescer, curar-se, e transformar sua compreensão de quem é e de como viver com mais sabedoria.

Rosimeri Schneider
Instrutora de Yoga e Meditação

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *