A importância de cuidar da pele no Verão

No verão é importante cuidarmos da nossa pele para não chegarmos no final da estação com manchas, ressecamento e dermatoses por alergias ou doenças infeciosas.

Para isso alguns cuidados são indispensáveis:

– Devemos utilizar filtro solar diariamente e cuidarmos com os horários de exposição solar que devem ser antes das 10h ou após ás 15h. Quando fizermos atividades na água ou que envolvam suor excessivo deve ser realizada aplicação do filtro solar com frequência.

– Evite exposição solar durante ou imediatamente após ingerir ou manusear frutas, principalmente cítricas, ou plantas que você desconhece para evitar problemas. Algumas delas contêm substâncias que intensificam a ação da radiação ultravioleta podendo causar queimaduras graves. Exemplos muito comuns são limão e folhas de figo.

– A limpeza da pele deve ser realizada diariamente com um sabonete específico indicado pelo seu dermatologista. É importante lembrar que os esfoliantes sejam utilizados apenas uma vez por semana, a menos que tenha recebido orientação diferente do seu médico. A limpeza de pele mais profunda realizada por profissional especializado pode ser realizada uma vez por mês ou a cada dois meses. Nos meses de verão é importante lembrar que se houver alguma área inflamada ou irritada ocasionada pela limpeza de pele devemos evitar exposição solar até que a mesma esteja totalmente recuperada a fim de se evitar a formação de manchas.

– É fundamental lembrar de hidratar a pele e os cabelos nesse período que sofrem com a exposição ao sol, água salgada, cloro entre outros. Além disso, não devemos esquecer de aumentar a ingesta hídrica diária. Lembre-se a hidratação não é feita apenas com cremes.

– Devemos ter cuidado com áreas de dobras como as virilhas e o meio dos dedos para mantê-las secas e evitar as micoses.

– Se você apresentar alguma lesão que está alterando no verão ou apresentar surgimento de algo novo, “ferida” que não cicatrize e dure mais de um mês, procure um dermatologista o mais breve possível. Essa orientação também vale para quem não conseguiu tomar os devidos cuidados no período de verão.

Dr. Damiê De Villa

Médico dermatologista Coordenador do Setor de Dermatologia do Kurotel 

 

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *