Benefícios da caminhada ao ar livre para a saúde

Estamos na estação mais quente do ano, o que nos proporciona maior possibilidade de realizar exercícios ao ar livre. A caminhada é um exercício muito recomendada para manter a saúde física e mental, pois não possui a necessidade de muitos recursos.  O importante desse exercício é usar roupas leves e um tênis adequado.

A caminhada é um exercício aeróbio, este tipo de atividade usa o oxigênio para gerar energia, o que possibilita um melhor funcionamento dos pulmões e do coração. Por consequência, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo, melhora na circulação sanguínea do organismo e prevenção da hipertensão arterial.

A prática regular da caminhada previne doenças como a diabetes e, para as pessoas portadoras da doença, muitas vezes conseguem reduzir até a dosagem dos medicamentos.

Sua prática continuada possibilita a melhora da capacidade cardiorrespiratória e a diminuição da gordura corporal, prevenindo sobrepeso e obesidade.

Além de benefícios físicos, a caminhada pode ser uma grande aliada à sua saúde mental. Ao caminhar você libera neurotransmissores que ajudam a controlar o estresse, aliviar a ansiedade e melhorar sua autoestima. E ainda, sua prática regular estimula a produção de células no hipocampo que são responsáveis pela melhora da memória e aumento da capacidade de aprendizagem.

É importante ressaltar que, durante o exercício, devemos proporcionar ao nosso corpo a saída da zona de conforto, ou seja, perceber que estamos fazendo esforço, dentro de nossos limites. Ao longo do tempo, é fundamental que ocorra uma mudança no estímulo do exercício, para que estejamos em constante processo de evolução. Uma alternativa para isso, é realizar um treino intervalado, alternando momentos de caminhada mais intensa com momentos de percepção de esforço moderado, por exemplo.

Aproveite o verão e pratique caminhadas para deixar sua vida mais saudável!

 

Professora Maria Cristina Schokal Marques – Cref 9650-G/RS

Professor Rafael Fabres de Carvalho – Cref 5493-G/RS

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *