Uma visão do envelhecer!

Se você acha que envelhecer é ruim, será assim. Mas se você observar que o envelhecimento faz parte de um processo natural da vida e que enquanto estamos envelhecendo, estamos vivos! Pode ser que envelhecer seja bom, se você lidar e analisar que a vida é feita de perdas para poder avançar a próxima etapa.

Perdemos do início ao fim, ao nascer perdemos o útero da mãe, ao caminhar o colo, na adolescência a infância, na faculdade o status de estudante para profissional e o convívio com os colegas, no intercâmbio o aconchego da casa dos pais, no casamento a privacidade exclusiva da individualidade e assim poderia citar inúmeros exemplos.

Mas se você focar somente na perda, não vai perceber os ganhos da próxima etapa, e em cada momento terá algo a aprender e desenvolver, sendo um paradigma da vida, por isso a perda, para você se desocupar daquilo e vislumbrar um outro horizonte; as pessoas tem a tendência a não elaborar o luto da perda e somente lamentar o que não tem e deixam de vislumbrar e desenvolver a próxima etapa.

Por isso, vai o recado elabore as suas perdas, identifique em que etapa da vida você está, vai desbravar e viver esse novo momento e assim poderá descobrir que envelhecer é bom, se souber aproveitar o presente, que é o único tempo certo.

Boas vivências!

Psicólogo do Kurotel Michael Zanchet

CRP: 07/13384

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *