NEWS KUR: O que seus dentes e pele têm a dizer sobre sua saúde?

Cuidar da saúde bucal é cuidar também de todo o corpo

A boca e o corpo formam uma via de mão dupla. Há condições sistêmicas (de saúde geral) que afetam as condições bucais e doenças da boca que terão impacto sobre a saúde do corpo.

Algumas das condições sistêmicas que podem afetar as condições bucais são a diabetes, o tabagismo, a obesidade, efeitos colaterais de medicamentos e até mesmo a gestação. A diabete, por exemplo, aumenta o risco de ocorrência e a gravidade das doenças de gengivas. O tabagismo também tem esse impacto sobre as gengivas além de aumentar o risco de câncer oral. Alguns medicamentos como os antidepressivos podem reduzir o fluxo salivar aumentando o risco de cáries dentárias.

Do outro lado dessa via de mão dupla temos que infecções dentárias podem causar focos infecciosos secundários nos rins, olhos, pele, coração. Também as doenças periodontais (doenças de gengiva) podem ter impacto sobre a saúde geral. Pessoas com doença de gengiva, têm maior risco a enfarto, isquemia cerebral, doenças pulmonares e até mesmo gestantes com essas doenças tem maior risco a parto prematuro.

Portanto cuidar de sua saúde bucal é mais que cuidar do sorriso, é cuidar também de todo o corpo.

Por Dr. Ernani Calvete – dentista do Kurotel

Cuidados com a pele no verão

O verão é um período no qual expomos nossa pele a diversas agressões como cloro, sal, radiação ultravioleta e umidade. Os cuidados para diminuir a agressão com a pele nesse período são fundamentais. Devemos abusar dos filtros solares e hidratantes devido ao ressecamento provocado pela ação do sol, cloro e sal.

Resultado de imagem para verão

A radiação ultravioleta além de bronzear, causa envelhecimento precoce com aumento de manchas e linhas de expressão, por isso devemos ter cautela com a exposição solar. Também é importante cuidarmos para manter a pele sem umidade pois aumenta a proliferação de fungos e bactérias. Além desses cuidados, é importante mantermos uma alimentação saudável e equilibrada com boa ingesta de líquidos.

Por Dr. Damiê De Villa

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *