Meditação como aliada para o emagrecimento

Por muitos anos, se falava em dieta e exercício físico para pilares únicos e fundamentais para o emagrecimento. De fato, eles continuam sendo fundamentais, mas não únicos! É possível que seja feita a “melhor dieta do mundo” para um indivíduo, considerando todas as suas preferências e especificidades e que esta pessoa ainda esteja fazendo o seu treino de exercícios perfeito. Mesmo assim, isto não será completo. Se a pessoa não aprender a se relacionar melhor com ela mesma e com o alimento, o sucesso do emagrecimento está fadado ao fracasso. Sem o cuidado da mente e das emoções, os resultados poderão acontecer por uma semana, quem sabe duas, ou três, com muito esforço. E talvez aí esteja o problema, a percepção do esforço ou do fardo.

 

Cuidar do corpo mental e emocional significa aprender a lidar com a comida e com o ato de comer de uma maneira mais leve e harmoniosa. Aí, sem dúvida, a meditação entra muito bem e exerce papel importante no reconhecimento as emoções. Aumenta a consciência no processo de comer é divisor de águas para o emagrecimento sustentado. Desta forma, isto pode ser feito tanto com a meditação regular quando durante o próprio ato de se alimentar.

O Mindful eating ou o comer com consciência, é um exercício a ser praticado. Isto tem sido amplamente estudado nas melhores universidades do mundo. A Terapia Cognitiva também tem se debruçado sobre o tema e utiliza o que chamamos de Mindulnes Based Cognitive Therapy onde utiliza amplamente a meditação tipo atenção plena para aumentar e melhorar o processo de reconhecimento das emoções, redução da ansiedade e compulsão e na mudança de comportamento. Um trabalho australiano realizado neste ano acompanhou mais de 8.000 mulheres e viu que a meditação e o ioga ajudam não somente as mulheres a terem melhores escolhas para suas saúde, mas também a melhorarem a satisfação pessoal sobre seu corpo (quando comparadas a mulheres de mesmo índice de massa corporal, mas que não praticam as técnicas).

No Kurotel, utilizamos a meditação desde 2007 e a consideramos parte importante do nosso tratamento. Os médicos e psicólogos, quando identificam e relacionam um comportamento ansioso com o sobrepeso e a obesidade, logo prescrevem a técnica e acompanham o andamento.

 

Dra Mariela Silveira

Especialista em Nutrologia e Terapia Cognitiva pela USP. 

 

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

2 comentários em “Meditação como aliada para o emagrecimento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *