25/11 – Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

No Brasil o dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Esta data foi estabelecida pelo presidente Castello Branco, com a assinatura do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964.

Ser doador é um ato de solidariedade humana, que traz uma satisfação enorme e salva muitas vidas. Segundo dados do Pró-Sangue, no Brasil, são coletadas 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano. Aproximadamente 1,7% dos brasileiros são doadores, porém segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a taxa ideal é entre 3% e 5% da população.

O sangue humano e seus componentes são insubstituíveis e não tem como supri-los em caso de falta. Por isto doar sangue pode salvar vidas.

Algumas orientações nacionais para doar sangue:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos;
  • Ter peso acima de 50 Kg;
  • Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV ;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue.

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *