Criança requer atenção!

A grande questão que preocupa pais e profissionais é a reflexão sobre a educação dos filhos. As crianças nascem livres de repressão, criativas e com grande capacidade de simbolização, quem deve dar educação, limites, proporcionar afetividade, espaço lúdico são as famílias e o estado.

Uma criança e um adolescente tem o direito de:

→ Receber carinho, amor, abraço e afeto;

→ Brincar ao ar livre, estar em contato com a natureza estimulando o movimento, a percepção, a empatia pelo outro. Para isso, é fundamental que os pais e o estado proporcionem espaços públicos lúdicos e de qualidade, para as crianças se desenvolvam pessoalmente com os outros e não fiquem virtualmente “presos” dentro de suas casas;

→ Receber o “não”, os limites e internalizar as regras de convivência para criar empatia;

→ Ter condições ambientais adequadas e que proporcionem bem-estar, acolhimento e desenvolvimento;

→ Ter orientação e educação, que permitam desenvolver as suas capacidades físicas, cognitivas, senso crítico e criatividade;

→ Ter família e amigos que desenvolvam o diálogo, a brincadeira sadia e o contato pessoal;

→ Ter o tempo dos pais, para dialogar, saber onde os filhos estão, com quem conversam, como está o aprendizado, poder olhar “olho no olho” e saborear o perceber de um sorriso.

A consequência da privação desses direitos pode levar a:

→ Desarmonia familiar;

→ Dependência química;

→ Comportamentos antissociais;

→ Morte precoce (suicídio, acidentes automobilísticos, overdose, etc).

Pais! Reflitam, assumam as suas responsabilidades, não atribua ao outro, o que deve ser feito por você. Ame a seus filhos, priorize tempo para eles e assuma as responsabilidades, assim será revertido a incidência de sofrimento psíquico desses jovens que necessitam ter condições ambientais para elaborar seus conflitos naturais da idade.

Psicólogo do Kurotel Michael Zanchet

 

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *