Vegetais e frutas para prevenir doenças

Por Revista Kur 30

 

Publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, um novo estudo vem reforçar ainda mais as evidencias cientificas. Quanto maior o consumo de vegetais e frutas, maior a prevenção. Esse trabalho de grande dimensão foi realizado na Inglaterra e avaliou o efeito da ingestão de frutas e vegetais. Os pesquisadores examinaram os hábitos alimentares de 65.226 pessoas de 35 anos ou mais, por um período de 12 anos, entre 2001 e 2013. Foi encontrada uma forte relação inversa entre o consumo de frutas e vegetais com morte de qualquer causa, significando que o maior consumo desses alimentos diminui o risco de morte. O aumento do consumo de porções de vegetais, saladas, frutas frescas ou secas está significativamente associado a um menor índice de mortalidade. Alem disso, o alto consumo de frutas e vegetais foi associado a uma redução na mortalidade produzida por câncer e doenças cardiovasculares.

O maior efeito foi observado com a ingestão de sete ou mais porções por dia, que esta associada com uma redução de 42% no risco de morte em qualquer idade, quando comparada com a ingestão de menos de uma porção por dia. Os vegetais parecem ter um efeito mais pronunciado quando comparados as mesmas quantidades de frutas. Mas atenção, o estudo mostra que o consumo de frutas congeladas ou enlatadas foi associado com um maior risco de mortalidade.

No entanto, a relevância desse achado deve ser examinada com cuidado, desde que consumir enlatados pode ser um marcador de estilo de vida pouco saudável. Este estilo de vida, e não os enlatados, pode ser a causa da maior mortalidade. Deve ser considerado, por sua vez, que as frutas enlatadas contem muito açúcar, o que anularia o efeito benéfico da fruta fresca.

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Um comentário em “Vegetais e frutas para prevenir doenças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *