News Kur – Estresse e emagrecimento

Quando falamos dos efeitos negativos do estresse na saúde, lembramos de sintomas como lapsos de memória, dificuldades no sono, picos hipertensivos, tonturas, gripes recorrentes, cansaço excessivo, maior irritabilidade e pouca tolerância. Enfim, uma lista de sintomas descritos que decorrem de respostas físicas, psicológicas ou ambas, geradas a partir do aumento de demandas que podem provir do meio externo ou interno. Mas, dificilmente falamos ou pensamos na influência do estresse para o emagrecimento. E devemos.

“O estresse é um processo de resposta psicofisiológica do organismo, frente a uma situação que ameace a quebra de sua homeostase (equilíbrio) interna. Ou seja, uma situação de tensão gerada por fatores internos ou externos, que desencadeia um amplo processo bioquímico, exigindo de nosso corpo um investimento maior de energia, para capacitá-lo e/ou adaptá-lo às demandas enfrentadas”, analisa a psicóloga Jacqueline Germano Trindade (CRPO RS 11989), da Equipe do Kurotel. “Níveis elevados de cortisol, hormônio liberado quando estamos estressados, podem provocar um aumento do colesterol LDL (ruim), redução do colesterol HDL (bom), aumento da gordura abdominal, retenção de líquidos, maior ansiedade, irritabilidade, incapacidade para relaxar, aumento da necessidade de consumo de carboidratos e açucares (podendo gerar até uma compulsão).” Concomitantemente, aspectos psicológicos podem ser desencadeados, estabelecendo no consumo alimentar uma relação distorcida com a comida, seja por recompensa, por alívio de tensão, ou por uma busca de prazer. Jacqueline relata que o cortisol elevado altera o metabolismo, “gerando um processo inflamatório e, consequentemente, produz um aumento de volume das células de gordura, levando ao aumento da gordura corporal”. .

Com todas essas alterações, o processo do emagrecimento pode tornar-se menos eficaz, inclusive permanecendo estagnado. Ter saúde e emagrecer saudavelmente é desenvolver hábitos salutares que se traduzem em um estilo de vida saudável. “O cuidado com as emoções e um sono reparador são comportamentos aliados que nos ajudam a controlar o estresse e a emagrecer com saúde”, explica a psicóloga.     ​

 

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *