O cérebro ao longo dos anos

Emílio Moriguchi, médico geriatra e professor do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), enfatiza: “Não há fórmulas mágicas para envelhecimento saudável com qualidade ou o chamado “envelhecimento com sucesso”. O maior desafio para isto é a adoção contínua de hábitos saudáveis de vida. Editor associado do periódico médico norte-americano Atherosclerosis, Moriguchi enfatiza que não há como dissociar saúde do corpo e a saúde do cérebro. Elas estão inter-relacionadas e uma depende da outra. Ele afirma que o tempo ideal para se iniciar os cuidados para se ter um envelhecimento saudável é antes do nascimento, com a educação da mãe com hábitos de vida saudáveis para que possa gerar crianças que nasçam saudáveis e que eduque as crianças, desde pequenas, para hábitos de vida saudáveis (incluindo estímulo cerebral para coisas belas e construtivas).

O grande pico de desenvolvimento da nossa memória se dá na transição entre a primeira para segunda infância, posteriormente, da segunda infância para pré-adolescência, com seu maior ápice entre os 25 a 30 anos de idade. O maior declínio da memória começa a partir dos 60 anos, tendo seu pico maior entre 75 a 80 anos, explica o psicólogo do Kurotel Michael Zanchet. As memórias mais afetadas por declínio ao longo da vida são: prospectiva (do planejamento futuro, da agenda), episódica (de fatos, eventos, aprendizagem de novas informações) e memória de trabalho (para dupla ou múltiplas tarefas). A última memória a sofrer influência é a semântica (de longo prazo, de conhecimento geral e conceitual). Por isso, assim como todas as funções do nosso corpo, naturalmente, a memória também envelhece. Dessa forma, é sempre importante exercitar o nosso cérebro e lançarmos estímulos, mas ao mesmo tempo, termos período de reparo e de relaxamento.

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *