22 de março – Dia Mundial da Água

A água é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor econômico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. A maior parte do organismo humano é formada por água, 75% dos músculos é água, por exemplo. Segundo o Instituto Europeu de Hidratação (EHI), a água é o solvente que permite muitas das reações químicas vitais do organismo, ajudando a manter as funções corporais.

Inúmeros são os benefícios da água, como auxiliar no funcionamento ótimo de rins, cérebro, intestino, auxiliar no transporte de nutrientes, melhorar a saúde da pele e articulações, aumentar a saciedade, favorecer o controle da temperatura corporal, aumentar a absorção de vitamina C e vitaminas do Complexo B, prevenir cãibras, controlar a pressão arterial, aumentar o estado de alerta, prevenir fadiga, aumentar produtividade no trabalho, dificultar a formação de cálculos renais, reduzir risco de infartos e derrame cerebral, dentre outros.

A quantidade de água adequada para uma pessoa beber por dia depende de alguns fatores. Não existe um número mágico de litros que seja adequado para toda a população. Primeiramente vamos entender como perdemos água no dia a dia, basicamente nosso organismo perde água de 4 formas diferentes:

1 – Volume de urina – cerca de 1 a 2 litros por dia.

2 – Suor e evaporação de água pela pele – cerca de 300-500 ml por dia.

3 – Evaporação de água pela respiração – cerca de 200-400 ml por dia

4 – Perdas de água nas fezes – cerca de 100 a 200 ml de água por dia.

Isso significa que nosso organismo perde diariamente cerca de 1,5 a 3 litros de água por dia, por isso sempre ouvimos que o ideal seja ingerir cerca de 2L de água por dia. Porém, essas perdas podem sofrer variações de indivíduo para indivíduo, além de clima, altitude e exercícios que também podem influenciar nessa matemática.

Enfim, não espere ter sede para beber água, não beba água em excesso, esteja sempre com frascos de água (squeezes) próximos a você, tome 1 a 2 copos de água em jejum e espere cerca de 30 minutos até o desjejum, evite beber água próximo ao horário de dormir para evitar interrupções do sono para urinar durante a madrugada. Se for para pensar em um número, beba pelo menos 2,5 litros por dia.  Lembrando que isto é apenas um dos fatores que farão com que você tenha melhor saúde e mais vida.

Dr. Renato Kalil – Médico do Esporte do Kurotel

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kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

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