News Kur – Treinamento Intervalado para Emagrecer

O treinamento aeróbio realizado de forma intervalada, ou seja, durante a execução do exercício variar sua intensidade em curtos espaços de tempo, é muito eficiente para o emagrecimento. Ao contrário de ficar um longo período realizando o exercício na mesma intensidade, o treino intervalado propõe uma alternância de ritmo em um menor tempo de atividade.

Uma sigla muito usada nos programas de emagrecimento para identificar este tipo de treinamento é “HIIT”, que é a abreviação de “High Intensity Interval Training” que significa “Treinamento Intervalado de Alta Intensidade”. Neste treino é feito uma combinação de períodos de alta intensidade com períodos de intensidade leve a moderada, ou seja, o praticante realiza um exercício com alta intensidade durante um curto tempo pré-determinado e intercala com períodos de intensidade baixa a moderada, fazendo um descanso ativo, permitindo que o corpo se recupere para realizar outro intervalo de alta intensidade. Muitas pessoas fazem esta combinação utilizando corrida e caminhada, mas ela pode ser aplicada em várias atividades aeróbias, como pedalar, nadar, pular corda, subir escada.

Os benefícios de treinar desta forma, além da melhora da capacidade aeróbia e anaeróbia devido aos picos de alta intensidade, é o maior gasto calórico e redução de gordura do que o treinamento tradicional. Mesmo com sessões de menor duração, após o treinamento, o corpo continua queimando calorias devido ao período chamado “EPOC”, onde o organismo continua acelerado devido ao excesso de consumo de oxigênio pós-exercícios. Portanto, se o objetivo é perder gordura e o praticante dispõe de pouco tempo para se exercitar, realize, com segurança, picos de intensidade mais altas, seguido de intervalos de recuperação, no seu treinamento.

Ao iniciar um treinamento, procure um médico para saber sobre sua condição física. A orientação de um Professor de Educação Física também é imprescindível. Há várias sugestões de treinamentos intervalados, mas o ideal é um treino personalizado, de acordo com seu condicionamento físico. O HIIT pode ser facilmente adaptado para todos os níveis de condicionamento e condições especiais, assim você se exercitará respeitando seus limites e evitando o risco de lesões.

No Kurotel, temos a aula de Running Class, onde buscamos treinar desta forma. É uma aula realizada na esteira, com o professor conduzindo as trocas de intensidade. Você poderá participar desta atividade após consulta com nossos médicos e conversa com os Professores de Educação Física para orientar sobre o treinamento.

Professora de Educação de Física Maria Cristina Schokal

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kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

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