Exagerou nas festas de final de ano? Saiba como auxiliar o seu organismo a desintoxicar de forma saudável

Após as festas de final de ano, onde as pessoas normalmente abusam na ingestão de alimentos e bebidas alcoólicas, todo o corpo reage a este trabalho extra. O estômago precisa fabricar mais suco gástrico, o fígado mais bile, enquanto o intestino além de precisar produzir mais suco entérico, ainda fica com o trânsito mais lento. Adotar uma alimentação saudável, balanceada e de baixa caloria após o período de festas é essencial para o nosso organismo desintoxicar eliminando impurezas desnecessárias. É importante, porém, ter cuidado com algumas dietas desintoxicantes, que priorizam a eliminação de líquidos ao invés de reduzir gordura.

Com foco no emagrecimento saudável e na eliminação de toxinas, o Kurotel recomenda uma alimentação baseada em vegetais, frutas, leguminosas, cereais integrais, peixes, aves, ovos, sementes oleaginosas como as castanhas e nozes. Além disso, o ideal é reduzir ou evitar o consumo de carne vermelha, laticínios de vaca, glúten, adoçantes (a base de sacarina ou aspartame), produtos industrializados, corantes, embutidos, doces, amidos refinados e frituras.

Alimentação para recuperar o organismo dos excessos:

  • Inclua alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo e a temperatura interna corporal, como o gengibre, pimenta vermelha, chá verde, chá de hibisco e canela.
  • Para aliviar o inchaço abuse dos alimentos diuréticos, como a melancia, o melão, o abacaxi, couve, limão. Os chás gelados são refrescantes e também ajudam nesta tarefa, como os chás de erva-doce, boldo, salsaparilla, macela, cavalinha, castanha da índia, chá verde, chá branco, chá de hibisco.
  • Coma frutas com casca e bagaço, e folhas verdes para aumentar a ingestão de fibras e acelerar o trânsito intestinal.
  • Abuse do suco verde em jejum todos os dias antes do café da manhã.
  • Evite o café, pois prejudica na desintoxicação;
  • Aumente o consumo de fibras, como a semente de linhaça, aveia, quinoa, arroz integral, pão integral.
  • Abuse da água natural e de coco para hidratação do organismo.

 

 

 

 

 

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *