Líquido nas refeições é prejudicial

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É importante retirar os líquidos das refeições, pois interferem negativamente na digestão dos alimentos e comprometem a absorção dos nutrientes.

Além disso, fazem com que a mastigação fique prejudicada induzindo a pessoa a comer
mais rápido e em maior quantidade.

O ideal é ingerir líquidos meia hora antes das refeições ou uma hora após.

Nutrição Funcional

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A Nutrição Funcional é uma nova linha da Nutrição que estuda os alimentos e as interações destes com o organismo.

Tem como objetivo prevenir e tratar desordens metabólicas através da detecção e correção dos desequilíbrios nutricionais que geram as doenças crônicas.

A terapia nutricional está centrada no indivíduo e suas necessidades orgânicas, restabelecendo o equilíbrio e auxiliando na prevenção de doenças.

Quais frutas as pessoas com diabetes podem consumir?

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Todas as frutas podem ser consumidas, no entanto, não é recomendado comer à vontade, pois contêm frutose que, em excesso, também aumenta a glicemia.

Opte por frutas com baixo índice glicêmico, como pera, maçã e morango. A quantidade vai depender das necessidades nutricionais de cada pessoa.

Ervas aromáticas e especiarias para o dia a dia

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A utilização de ervas e temperos naturais é recomendada, pois realçam o sabor dos alimentos e ocasionam a diminuição do uso do sal.

As ervas e temperos têm funções diversificadas e trazem benefícios à saúde. Alguns exemplos são a canela e o gengibre com o efeito termogênico, a salsinha e o salsão
com o efeito diurético, o orégano com ação antibacteriana, a cebola e o alho como anti-inflamatórios e antissépticos, a cúrcuma como antioxidante e o alecrim digestivo.

Dê preferência à utilização de ervas frescas e especiarias de boa qualidade,
garantindo assim, mais sabor e qualidade nutricional às preparações.

Kurotel realiza Brick em prol da Educação

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Em sua décima edição, o brick é uma ação social que beneficia a escola Gentil Bonatto de Gramado.

Neste sábado, 08 de outubro, o Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA realizará a décima edição do brick em prol da educação, na Escola Municipal Gentil Bonatto. Durante a tarde, das 14 às 16 horas, serão comercializados produtos como roupas, calçados, brinquedos, peças decorativas e utensílios para o lar com valores a partir de R$ 1,00.

Todas as peças comercializadas são doações de funcionários do Kurotel, que participam desta ação social também como voluntários na organização e venda ao lado dos pais de alunos e professores da escola. O objetivo desta ação é arrecadar o maior valor possível para reverter em benefícios diretos para a escola e alunos. Aperfeiçoar a educação e as condições físicas da escola é primordial para um bom desenvolvimento humano.

O evento é aberto para toda a comunidade que quiser participar deste ato solidário e ainda adquirir belas peças com ótimos preços. Vale a pena participar.

Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite?

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A intolerância à lactose é uma dificuldade do organismo em digerir a lactose (açúcar do leite), ocasionando sintomas como diarreia, gases e distensão abdominal.

Já a alergia à proteína do leite de vaca é uma dificuldade do organismo em digerir a proteína do leite. O sistema imunológico reconhece as proteínas como um corpo estranho e reage contra elas produzindo substâncias inflamatórias.

A alergia pode ocasionar sintomas como problemas respiratórios, gastrointestinais, articulares, falta de concentração, hiperatividade (ADHD), ansiedade e até mesmo depressão.

Qual a diferença entre laticínios de vaca e laticínios de búfala?

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A proteína do leite de búfala é mais bem digerida pelo organismo e contém um maior teor de gordura benéfica que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Em relação aos minerais, o leite de búfala se destaca por conter uma maior quantidade de cálcio, fósforo, magnésio, zinco e ferro em relação ao leite de vaca, porém tem menor quantidade de sódio, potássio e cloro.

Qual é o melhor tipo de sal para utilizar no preparo dos alimentos?

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Os sais mais recomendados para preparo de alimentos por apresentarem um baixo teor sódio são: o sal light, o sal do Himalaia e a flor de sal.

Na hora de cozinhar opte por utilizar temperos e ervas naturais como orégano, alecrim, manjericão, salsinha, cebola, alho que liberam sabor de forma natural, dispensando ou minimizando a utilização do sal.

Ao terminar o preparo, acrescente uma pequena quantidade de sal, caso julgue necessário.

Glúten

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O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio, aveia e malte. Os alimentos que contêm glúten podem ser prejudiciais para as pessoas que possuem doença celíaca e hipersensibilidade ao glúten. Nestes casos, o consumo pode provocar lesões intestinais, pausando inflamação e diminuindo a absorção dos nutrientes.

É preciso lembrar que algumas farinhas sem glúten são pobres em fibras e têm alto índice glicêmico, o que pode favorecer, a longo prazo, o aumento de peso e dos níveis de glicose no sangue.

Para compensar isso, deve-se acrescentar nas receitas alimentos ricos em fibras, como as sementes de linhaça, chia, amaranto, quinoa, castanhas, nozes, farinha de amêndoas e farinha de coco.