Saúde do idoso

A saúde da pessoa idosa nos novos conceitos de geriatria, está estritamente  relacionada com a sua funcionalidade. Entende-se por isto, a capacidade de gerir a própria vida ou de cuidar de si mesmo, de forma independente e autônoma, mesmo que tenha doenças. A autonomia é compreendida pela decisão e depende diretamente da cognição e do humor e a independência significa execução e depende diretamente da mobilidade e comunicação.

download (1)

A avaliação geriátrica ampla (AGA)  é sempre multidimensional, frequentemente interdisciplinar e tem por objetivo determinar as deficiências, incapacidades e desvantagens apresentadas pelo idoso, objetivando o planejamento do cuidado e o acompanhamento a longo-prazo. Ela difere do exame clínico padrão por enfatizar a avaliação da capacidade funcional e da qualidade de vida e por basear-se em escalas e testes quantitativos. (Rubestein & Rubestein, 1998).  Esse conceito se apoia no conhecimento da complexa variedade de fatores que se relacionam com a saúde do idoso, considerando fatores não só médicos, mas também sociais, psicológicos e fatores ambientais.

A AGA evoluiu ao longo de setenta anos incorporando elementos do exame clínico tradicional, da avaliação realizada por assistentes sociais, pelos especialistas em reabilitação, da avaliação nutricional e dos métodos de avaliação neuropsicológica. Ao incorporar os métodos de diversas disciplinas em uma avaliação única e compacta, os geriatras criaram um meio prático e objetivo de “ver o idoso com um todo”.

 

Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *