Como a alimentação pode auxiliar na redução do estresse

O estresse estimula a produção de radicais livres em nosso organismo, substâncias altamente reativas, inflamatórias e oxidativas, que prejudicam as nossas células, aceleram o processo de envelhecimento, aumentam o risco de câncer e doenças crônicas degenerativas. O estresse prolongado reduz a formação de novos neurônios, promove morte neuronal e reduz as sinapses entre os neurônios (comunicação entre os neurônios), gerando problemas de memória e cognição.

Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, pode auxiliar no controle do estresse.  Alguns alimentos ricos em compostos antioxidantes podem diminuir a produção dos radicais livres e promover o aumento de substâncias formadoras de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina e a dopamina, responsáveis pelo bom humor, sensação de prazer e bem-estar. As nutricionistas do Kurotel, Michelle e Mariéllen listaram esses alimentos:

  • Castanha do Pará e Nozes: ricas em magnésio e selênio, minerais importantes no combate ao estresse.
  • Banana e Couve: ricas em magnésio e vitamina B6, minerais que ajudam na produção de neurotransmissores que diminuem a ansiedade. Também contém triptofano que estimula a produção de serotonina.
  • Feijão e Lentilha: possuem magnésio e cálcio e além de serem ricos em triptofano, promovem a produção de serotonina.
  • Aipo: quatro talos ao dia ajudam a reduzir a liberação do hormônio que causa o estresse. O Aipo também possui niacinamida que promove o relaxamento.
  • Abacate: contém ácido fólico, ferro, magnésio, potássio e vitaminas B3, B6, C e E que auxilia no controle da ansiedade.
  • Maracujá: o chá de maracujá e as folhas da fruta são ricos em vitamina C e em compostos químicos chamados flavonoides, que ajudam a acalmar o sistema nervoso central.
  • Alface: possui uma substância chamada lactucina, que tem propriedades calmantes, usado às vezes até como sedativos.
  • Brócolis: ajuda no combate à depressão e é rico em ácido fólico, muito importante para ajudar no bom funcionamento das células.
  • Peixes e frutos do mar: os alimentos contêm zinco e selênio, principais componentes para diminuir a ansiedade.
  • Cacau: rico em flavonoides (substâncias antioxidantes), que aumentam a produção de serotonina e reduzem níveis de estresse e ansiedade.
  • Cúrcuma: especiaria rica em substâncias antioxidantes com ação anti-inflamatória que reduzem a formação de radicais livres no cérebro.
  • Ômega-3: é o principal ácido graxo que compõem as partes externas dos neurônios e células cerebrais. O seu consumo regular reduz o estresse e as alterações do humor e melhora a performance cognitiva.

Deve-se lembrar, que os maus hábitos alimentares, como a ingestão excessiva de cafeína e alimentos muito estimulantes, além de açúcar, sal, e produtos refinados, podem agravar o estresse no organismo.

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Publicado por

kurotelb

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).

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